Subaru B9 Scrambler, o desportivo híbrido da marca das estrelas

31/05/2021

O Subaru B9 Scrambler é um protótipo descapotável de estilo clássico, apresentado ao público no Salão Automóvel de Tokyo, em 2003 e, posteriormente, no Salão de Genebra de 2004. O desenho foi elaborado por Andreas Zapatinas, tendo em conta a herança da aviação da Fuji Heavy Industries durante a Segunda Guerra Mundial, baseado também no Subaru B11S Coupe apresentado em Genebra, no qual a zona frontal tem um look semelhante a um avião comercial, com a entrada central do avião e as asas. O nome deste automóvel provém das mesmas raízes. Com um comprimento de 4200 mm, este automóvel tem a capacidade de transportar dois ocupantes.

As zonas inferiores da carroçaria, que estão em cinza, são muito mais resistentes, podendo assim circular em caminhos fora de estrada, algo herdado do mundo dos ralis, onde a Subaru foi muito bem-sucedida. Está equipado com pneus Run-Flat, mais uma razão para demonstrar as capacidades fora de estrada deste modelo. Tem uma cor pouco usual no para-brisas, em bronze para contrastar com o azul da carroçaria. Tal como não poderia deixar de ser, está equipado com tracção integral e, para além disso, tem suspensão a ar, podendo variar a altura ao solo.

O motor boxer de quatro cilindros tem 2.0L de cilindrada e debita 138 cv, tendo acoplado o sistema Sequential Series Hybrid Electric Vehicle (SSHEV) com um motor eléctrico de 134 cv que pode andar em modo totalmente eléctrico até aos 80 km/h. Até essa velocidade o motor funciona como um gerador para carregar as baterias de alta-densidade de manganês e iões de lítio (NLE), a velocidades mais altas funciona somente com o motor de combustão. As baterias de NLE, foram construídas em conjunto com a NEC, e oferecem grande flexibilidade. O sistema SSHEV utiliza uma embraiagem de duas vias especial para alternar entre o modo eléctrico ou a gasolina.

Infelizmente este automóvel ficou-se somente pelo protótipo e foi uma forma para a Subaru demonstrar as suas capacidades do ramo dos veículos híbridos, coadjuvados com um automóvel desportivo.