Com o primeiro encontro com as 16 curvas do circuito nos treinos livres, Diogo Costa (Team Nuoorte) foi quem melhor se adaptou e marcou o tempo de referência em ambas as sessões para os restantes pilotos tentarem superar. José Carlos Pires (Speedy Motorsport) foi o segundo nas duas sessões de treinos Livres com Danny Killeen (McMillan Motorsport) e Lourenço Monteiro (Speedy Motorsport) a repartirem o terceiro posto.
Entre os 320R, Gary Smith e Gary Curtis (McMillan Motorsport) foram os mais velozes nas sessões de treinos livres com Smith a ser o segundo na segunda sessão. Na primeira sessão, Geoff Newman (LFP Motorsport) foi o segundo colocado com Curtis a concluir o top três invertendo a ordem na segunda demanda.
A antecipação crescia no Paddock do Super Seven by Toyo Tyres, de quem conquistaria a Pole Position para a corrida ao final do dia.
Uma Qualificação à moda do Super Seven by Toyo Tyres
Muito era o calor que se fazia sentir em Barcelona quando a direcção de prova enviou os pilotos do Super Seven by Toyo Tyres e os seus convidados da 7 Series para a sua primeira sessão de qualificação. Os pilotos sabiam que, com o calor que estava, que a sua melhor volta teria que ser conseguida no princípio da sessão. Quem melhor executou o plano de acção foi José Carlos Pires (Speedy Motorsport), o piloto vencedor em título do troféu monomarca mais antigo em Portugal. Pires consegui assim a primeira Pole Position do fim-de-semana deixando para trás o seu colega de equipa Nuno Afonso (Speedy Motorsport) e Tomás Guedes (Speedy Motorsport). Seguiram-se Luís Calheiros (Speedy Motorsport), Diogo Tavares (CRM Motorsport), J.J. Magalhães (Team Nuoorte), Bernardo Bello (CRM Motorsport), Diogo Costa (Team Nuoorte) e Gonçalo Lobo do Vale (BCM Sports) a concluir um top dez totalmente português.
Nos 320R, Gary Curtis (McMillan Motorsport) suplantou os demais adversários assinando a Pole Position para a primeira corrida do fim-de-semana. Atrás de si ficaram o seu compatriota Gary Smith (Matt Blyth Motorsport) e Geoff Newman (LFP Motorsport). Mark Roberts (McMillan Motorsport) conseguiu um excelente quarto posto colocando-se à frente de Luís Filipe Oliveira (CRM Motorsport). Miguel Ferreira (CRM Motorsport), Caroline Everett, John Styring (Matt Blyth Motorsport), Aman Uppal (LFP Motorsport), Greg Hyatt (LFP Motorsport) e Gonçalo Nobre da Veiga (CRM Motorsport) completaram a classificação da categoria dedicada aos 320R.
Entre 320R, Gary Curtis (McMillan Motorsport) e Gary Smith (Matt Blyth Motorsport) replicaram o resultado da primeira sessão de qualificação, Curtis na Pole Position e Smith no segundo posto. O terceiro colocado, Mark Roberts (McMillan Motorsport) superava Geoff Newman (LFP Motorsport) pelo comando da segunda linha da grelha, invertendo a ordem da primeira sessão de qualificação. Seguiram-se Aman Uppal (LFP Motorsport), Caroline Everett, Greg Hyatt (LFP Motorsport), Miguel Ferreira (CRM Motorsport), Gonçalo Nobre da Veiga (CRM Motorsport) com Dominic Geary a terminar a classificação dos 320R.
José Carlos Pires faz “Barba, Unhas e Cabelo” em Barcelona
Com a honra de ser a primeira corrida do excelente programa que são as 24 Horas de Barcelona, o Super Seven by Toyo Tyres prometia inaugurar as ostes com uma corrida de cortar a respiração. José Carlos Pires arrancava na ponta do pelotão, mas não esperava uma vida fácil, com Nuno Afonso
(Speedy Motorsport), Lourenço Monteiro (Speedy Motorsport), Tomás Guedes (Speedy Motorsport), J.J. Magalhães (Team Nuoorte), Luís Calheiros Ferreira (Speedy Motorsport), logo atrás de s. Com o arranque a ser dado e com uma reação brilhante ao apagar do semáforo, José Carlos Pires (Speedy Motorsport) conseguiu abrir uma pequena distância para os restantes podendo negociar a primeira curva com mais tranquilidade. Quem não teve a mesma sorte foi J.J Magalhães (Team Nuoorte), Nélson Gomes (Speedy Motorsport) e Jason Cheetham (McMillan Motorsport) que não evitaram o toque terminando a sua corrida ali. Incidente que foi decidido pela Direcção de Prova, como um Incidente de Corrida. No entanto os Caterhams ficaram numa zona perigosa derramando alguns fluidos para a pista e a Direção de Prova resolveu acenar bandeiras Vermelhas para que os Comissários de Pista pudessem limpar com a maior rapidez possível.
Com uma re-partida atrás do Safety Car, Pires liderava na frente de Nuno Afonso (Speedy Motorsport), Bernardo Bello (CRM Motorsport), Diogo Costa (Team Nuoorte) e Tomás Guedes (Speedy Motorsport) e utilizando toda a sua experiência arrancou sem nunca olhar para trás, construindo uma vantagem confortável perante os seus adversários. Pires, sem ninguém na sua frente, concentrou-se apenas em gerir a vantagem para aqueles que vinham atrás de si.
Nos 320R, os pilotos britânicos monopolizaram os lugares do pódio batalhando pela vitória entre si. Gary Smith (Matt Blyth Motorsport), Mark Roberts (McMillan Motorsport), Caroline Everett e Geoff Newman (LFP Motorsport) travaram uma feroz luta entre os carros menos velozes da grelha. No final, Smith triunfava na frente de Everett e Roberts.
Entre os portuguese o melhor seria Luís Filipe Oliveira (CRM Motorsport) que na frente Miguel Ferreira (CRM Motorsport) e Gonçalo Nobre da Veiga CRM Motorsport) conquistava o quinto posto da sua categoria.
“Foi um dia em cheio onde todos os pilotos e equipas estão de parabéns. Barcelona brindou-nos com um dia de muito calor que faz com que a vida dos Caterham e dos seu pilotos não seja nada fácil, no entanto como esta “família” Super Seven já nos habituou, não há obstáculo ou dificuldade que pare o espetáculo que são as nossas corridas. Uma vez mais tosos os pilotos demonstram um alto nível de condução e Fair Play. Amanhã teremos a derradeira corrida e estou certo que será ainda mais emocionante que a de hoje.”, diz Tiago Raposo Magalhães, CEO da CRM Motorsport.