Suzuki Jimny, o primeiro sucesso global da marca

01/04/2020

O Suzuki Jimny é um pequeno veículo todo-o-terreno de bastante sucesso, lançado em 1970 indo, actualmente, na quarta geração. Mas, apesar do nome Jimny já ser usado há 50 anos, no nosso país só foi vendido com essa designação na terceira geração, lançada em 1998, e na recente lançada geração em 2018.

Anteriormente, foi designado de Santana e Samurai, na segunda geração, e de LJ80 na primeira geração, que é sobre a qual nos vamos focar no artigo.

Mas a história do Jimny é anterior ao seu próprio lançamento. A Suzuki adquiriu, em 1968, o pequeno fabricante nipónico, a Hope Motor Company, que produziu 50 pequenos veículos 4×4 designados por HopeStar ON360. Estes HopeStar ON360 foram desenvolvidos em 1967 e a sua venda iniciou-se em Abril de 1968. Estavam equipados com motores Mitsubishi ME24 de dois cilindros e dois tempos de 359 cc desenvolvendo 21 cv.

Foi então que, em Abril de 1970, a Suzuki introduziu a primeira geração do Jimny, a LJ10, após a aquisição dos direitos de produção do ON360. A designação LJ10 significa Light Jeep 10. Esta primeira versão estava equipada com um motor FB de dois cilindros em linha a dois tempos e com refrigeração a ar, 359 cc de cilindrada, produzindo 25 cv. Este motor era idêntico ao Mitsubishi ME24, pois a Mitsubishi não quis produzir mais motores e vendeu o desenho à Suzuki. Por sua vez, a Suzuki fez algumas melhorias, adicionando o sistema Posi-Force C.C.I., fazendo a mistura automática do óleo com a gasolina, através de injectores nos cilindros. Acoplado ao motor estava uma caixa de quatro velocidades. Esta primeira geração era vendida como kei car, pois o motor era inferior a 360 cc e tinha menos de três metros de comprimento, visto que a Suzuki montou o pneu suplente atrás dos bancos da frente, fazendo com que o LJ10 só tivesse três lugares, dois à frente e um atrás. Foi o primeiro kei car com tracção às quatro rodas e redutoras. O LJ10 estava equipado com jantes de 16”, tinha um peso de 590 kg e poderia atingir uma velocidade máxima de 75 km/h. O motor foi melhorado e os últimos LJ10 debitavam 27 cv.

Em Maio de 1972, a primeira versão foi melhorada, sendo designada de LJ20, passando a ter refrigeração líquida, obrigatória devido às novas normas anti-poluição, e o motor passou a debitar 28 cv com a designação a mudar para L50. Assim o SJ20 poderia atingir mais 5 km/h chegando agora aos 80 km/h. Exteriormente, a grelha passou a ter barras verticais, ao invés das horizontais. Uma versão especial, vinha com bancos traseiros frente a frente, pois assim poderia levar quatro ocupantes. O LJ20 foi o primeiro a ser produzido com volante à esquerda, porque a Suzuki tinha a ambição de exportar o modelo. Passou também a haver disponível a versão fechada, Hard Top ou Van, equipada com jantes de 15” e designada LJ20V. Os Jimny destinados ao mercado de exportação, vinha com o pneu suplente montado exteriormente, pois não tinha que respeitar as regulamentações dos kei car. No final da produção do LJ20, apareceu um motor de 26 cv, para cumprir com as normas anti-poluição japonesas.

Em Setembro de 1975 a Suzuki complementou o LJ20 com o LJ50, também denominado SJ10, com um motor de três cilindros LJ50 e 539 cc, continuando a ser a dois tempos, produzindo 33 cv e equipou o Jimny com diferenciais maiores. Esta versão era destinada somente à Austrália, mas acabou por ser vendida em outros mercados de exportação. Em Maio de 1976, junta-se ao LJ50 a versão pickup com distância entre eixos maior e com designação LJ51P, mas esta foi produzida em pequenos números e nunca vendida no Japão. Só em Junho de 1976 é que o LJ50 passou a ser vendido no Japão, designado por Jimny 55, mas com a potência limitada a 26 cv. Com as mudanças nas regras dos kei car o pneu suplente poderia ser agora montado no exterior, tal como nos modelos destinados a mercados externos. Com o lançamento do LJ80, a denominação deste modelo passa a ser LJ55.

Em 1977 o Jimny 55 recebe um facelift, passando a ter arcos das rodas traseiros mais largos e o capot passa a ser maior e com aberturas de arrefecimento. Nesta altura, os modelos de exportação são substituídos pelo SJ20, vendidos como LJ80 ou Jimny 8, sendo esta a última interacção desta primeira geração do Jimny. Vem equipado com o motor F8A, um motor de quatro cilindros em linha a quatro tempos, uma árvore de cames e 797 cc de cilindrada, desenvolvendo 42 cv. O peso agora está nos 770 kg. Com o aumento de potência, foi possível aumentar os diferenciais, para uma melhor performance fora de estrada, assim como, foi aumentada as relações de caixa, para uma melhor viagem em estrada. O interior também foi melhorado, com novos bancos e volante. Em Abril de 1979 foi lançada a versão pickup, designada LJ81, tendo uma distância entre eixos maior em 270 mm. O LJ80 foi substituído pela segunda geração, em 1981, com a primeira designação Santana e posteriormente Samurai.

Como curiosidade, os LJ10 e LJ20 chegaram a ser exportados para os EUA, através da empresa Intercontinental Equipment Corporation. Cerca de 3.300 LJ10 e 3.500 LJ20 foram importados, até o governo decidir aumentar os impostos para os veículos importados.

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