Tatra T-87: A génese do Volkswagen Carocha

04/01/2021

Existem alguns precedentes curiosos de marcas germânicas que copiaram ideias de empresas de automóveis da Europa Central.

Talvez o caso mais significativo seja o do Tatra T-87, um modelo checo projectado em 1936 por Hans Ledwinka e Erich Übelacker que seguiu as directrizes aerodinâmicas de Paul Jaray, um dos criadores do Graf Zeppelin alemão.

O aspecto futurista do Tatra impressionaria Hitler, que explicitamente apontou o T-87 como “o tipo de veículo que quero ver nas minhas estradas” quando incumbiu Ferdinand Porsche do primeiro Volkswagen.

Naturalmente, a Porsche tomou boa nota dos gostos do líder nazi e, posteriormente, admitiria “ter olhado de relance para os modelos da fábrica de Ledwinka para inspiração”. Na realidade, foi bem mais do que mera inspiração: a parte da frente do Carocha era idêntica à encontrada no T-87 e, como tal, a Tatra denunciou imediatamente a insígnia de Estugarda por plágio.

O próprio Führer interveio pessoalmente para conter a demanda, que acabaria drasticamente resolvida quando a Wehrmacht invadiu o país em 1938. Depois da guerra, no entanto, a Tatra reabriu o caso contra a Volkswagen e, em 1961, recebeu uma compensação de três milhões de marcos.