O Mega Cruiser tem motor de quatro cilindros em linha, de 4.1 litros, turbo-diesel e intercooler, com dupla árvore de cames à cabeça e 16 válvulas, debitando 150 cv e 382 Nm. O motor concentrava-se essencialmente na produção de muito binário a baixas rotações. Este SUV tinha bloqueios de diferencial à frente, no meio e atrás, assim como direcção nas quatro rodas e uma caixa de transferências com duas velocidades. A caixa é automática de quatro velocidades com overdrive, transmitindo a potência para as quatro rodas permanentemente. A suspensão é independente de triângulos sobrepostos nas quatro rodas. Tem travões de disco ventilados “inboard” nas quatro rodas, ou seja, junto aos diferenciais.
Vendido exclusivamente para o Japão, também foi usado pela polícia, pelos bombeiros e equipas de resgate e só um número muito limitado foi vendido a civis. Este veículo também serviria para testar designs que eventualmente iam ser produzidos em massa nos SUV’s Toyota, como o Land Cruiser, mas foi financeiramente um fracasso para a Toyota. Tinha um preço no Japão de 9.620.000 YEN, o que equivale a 90 mil euros, algumas unidades foram exportadas para a Austrália. A produção deste gigante japonês cessou em 2002.
Tiago Nova / Jornal dos Clássicos
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