São muitos os protagonistas que contam a história do automobilismo mundial, desde pilotos a personalidades que mudaram o cenário competitivo, mas o automóvel que a Porsche construiu especificamente para as corridas americanas é incontornável na narrativa das corridas de endurance.
Esta é a oportunidade que todos os adeptos do automobilismo têm, durante o evento que se assume como um dos mais importantes do mundo dedicado a corridas de clássicos, para ver de perto um ícone do automobilismo evoluir em pista, nos dias 7, 8 e 9 de Outubro.
O Porsche 962 nasceu a partir do 956, um modelo que a marca alemã concebeu para o novo regulamento da FIA, Grupo C, tendo a criação do mítico Norbert Singer estreado em Silverstone em 1982.
Com um chassis de alumínio animado por um motor 2,65 de litros ‘Flat-6’ turbo e um fundo ‘venturi’ o novo Porsche para as corridas de endurance rapidamente se assumiu como a bitola a partir do qual todos os outros modelos eram medidos, monopolizando o degrau mais alto do pódio das 24 Horas de Le Mans de 1982 a 1985, inclusive.
No entanto, existia uma contrariedade no 956 e que obrigou a Porsche a construir o 962 para a temporada de 1985 – os pés dos pilotos ficavam à frente do eixo dianteiro, o que impedia que o modelo pudesse competir nos Estados Unidos da América, no IMSA GTP.Norbert Singer voltou ao estirador e alongou a distância entre eixos, mas não ficou por aí. Com a concorrência a subir de intensidade, o mago alemão montou uma evolução do motor original, com a sua capacidade aumentada para 3,2 litros, mantendo a sobrealimentação.
Claro que o automóvel foi um sucesso e foi também introduzido no Campeonato do Mundo de Carros de Desporto, prosseguindo a hegemonia que a Porsche já apresentava em pista frente à Lancia, Sauber Mercedes, Jaguar, Nissan e Toyota.
No campo desportivo, o 962C, como era conhecido a versão que corria no ‘Mundial’, marcou de forma contundente Le Mans e o campeonato.
Na prova de La Sarthe, o modelo alemão venceu as edições de 1986 e 1987. No Campeonato do Mundo de Marcas desde 1985 a 1987, em vinte e nove corridas, o 962C venceu treze, o que demonstra bem a capacidade competitiva do autmóvel concebido por Norbert Singer.
O ACO reintroduziu em 1993 a possibilidade de automóveis de GT poderem competir na sua prova e Jochen Dauer tinha apresentado no mesmo ano uma versão de estrada do 962, que com os novos regulamentos não era competitivo na corrida francesa, devido a peso excessivo e a restritores muito pequenos.
A Porsche, percebendo a oportunidade, teve apenas de utilizar o automóvel de Dauer e colocar-lhe uns pneus mais estreitos e um restritor, que ainda seria maior que usado pelo 962C de competição, para voltar a La Sarthe.
Com o apoio da Joest Racing, uma equipa próxima da marca alemã, a Porsche colocou em pista para as 24 Horas de Le Mans de 1994 dois Dauer 962.
O ‘GT da Porsche’ não era o mais rápido em pista, mas, com um depósito maior que os então LMP1, ganhava muito tempo nas boxes, vencendo a grande clássica francesa. O modelo criado por Norbert Singer garantia assim o seu derradeiro triunfo na mais importante prova de endurance do mundo, nove anos depois de se ter estreado em pista.
O Estoril Classics é a oportunidade para todos os adeptos vislumbrarem um dos automóveis mais icónicos da história de Le Mans e da Porsche com Nicolas d’Ieteren, Hans-Jörg Hübner e Lars Erik Nielsen inscritos com um 962C para cada um na prova do Grupo C Racing.
O sucesso do veículo de Zuffenhausen foi para além das pistas, tendo sido um sucesso comercial retumbante, uma vez que se estima que foram construídos 91 chassis, tendo 75 sido vendidos a equipas privadas.
Algumas delas fizeram alterações profundas no 962C, como foi o caso da Kremer, que utilizou um chassis de carbono para substituir o de alumínio. Dois dos automóveis que irão marcar presença de 7 a 9 de Outubro são modelos alterados pela Kremer, e que defenderam as suas cores em Le Mans em 1990 e 1991, ostentando o mais recente uma monocoque em carbono vestido de preto e vermelho que simbolizam a parceria com a Yokohama. O terceiro exemplar trata-se de um automóvel em configuração de fábrica, tendo sido um dos últimos construídos pela Porsche.
Como tem sido habitual, os bilhetes podem ser adquiridos através do website oficial do Estoril Classics, e também fisicamente na FNAC, Worten, El Corte Inglês e CTT Correios, sendo que, como é do conhecimento público, o número de ingressos está limitado ao espaço físico do paddock do Autódromo do Estoril.