Trinta Mazda MX-5 alegraram as estradas do Ribatejo

14/09/2022

Aproveitando o que parece ter sido o último verdadeiro Sábado deste Verão de 2022, o Club MX-5 Portugal fez-se à estrada para um atrativo e bem-disposto Passeio pelo Ribatejo, uma concentração que reuniu mais de meia centena de pessoas, distribuídas por 30 exemplares das diversas gerações do modelo que serve de essência a estes encontros, o Mazda MX-5.

Foi no passado Sábado, dia 10 Setembro, que elementos da organização voltaram a receber, com a habitual cortesia, os participantes deste passeio, num Welcome & Briefing realizado no Hotel Luna Abrantes, na bonita cidade Ribatejana. Ali se prestaram os esclarecimentos e instruções para que este encontro decorresse sem contratempos, para que ficasse, à semelhança dos anteriores, bem gravado na memória dos convivas, condutores dos pequenos roadsters da Mazda e respetivos acompanhantes.

Entregue o roadbook com as indicações principais do percurso, foi dada a partida para o passeio, mas em moldes diferentes, já que os participantes fizeram-se à estrada em modo Rally Paper, num percurso entrecortado com as necessárias paragens para encontrar as respostas a diversas perguntas, algo que, os mais atentos aos detalhes, souberam fazer. Esta etapa única haveria de os levar até ao Restaurante Almourol, para o retemperador almoço, após o qual foi feita a entrega dos prémios aos melhores classificados na actividade lúdica.

O passeio continuaria por um percurso de estrada mais tradicional, desenhado entre Abrantes e Alpiarça, onde os Mazda MX-5, a grande maioria de capota aberta, permitiram aos seus utilizadores melhor desfrutar das bonitas paisagens da região, com uma, quase obrigatória, paragem no Miradouro, que permite admirar o Castelo de Almourol de Sul para Norte. O ponto final no mapa estava marcado na Quinta da Lagoalva de Cima, sociedade agrícola versada nas temáticas da agricultura, nomeadamente ao nível dos vinhos e azeites, apostando também no turismo e na coudelaria, atividade que tem as suas origens em finais do século XVIII e que é conhecida pelas éguas para reprodução, animais de elevado porte e estatuto.

Foi neste espaço que o grupo de participantes deste Passeio pelo Ribatejo foi, depois, convidado a realizar outra prova, mas agora de vinhos. Seguiu-se o habitual lanche de encerramento do evento, onde se deu a conhecer que o próximo encontro do Club MX-5 Portugal acontecerá no início de 2023. Informações adicionais serão dadas pelo site oficial, página do Facebook, email do clube ([email protected]) ou através do telefone do mesmo (218 258 625).