Triumph Bonneville T100 inspirada num Porsche 911

18/09/2022

Qualquer entusiasta de veículos idealiza sempre a sua garagem de sonho, com aqueles automóveis que sempre quis e, muitas das vezes, com certos toques únicos e até a condizer uns com os outros. E foi isso que a empresa francesa FCR Original fez, construindo uma mota Triumph Bonneville T100, inspirada num Porsche 911.

Sébastien Guillemot, dono da empresa, quis seguir as linhas da sua série Legend, uma série restrita a motos Triumph com ligeiros melhoramentos. Com base numa Triumph Bonneville T100 de 2016, criaram uma moto que reúne o melhor da actualidade, com o design clássico. Esta Triumph foi criada para um coleccionador, que tem uma Triumph TR5C, mas queria algo mais fiável e moderno, mas sem esquecer o design retro.

Para começar o look retro, a moto foi toda desmontada e o quadro foi arredondado na traseira, algo inspirado nas motos de motocross dos anos 70. O resto do quadro foi todo polido e aplicado tratamento com revestimento de cobre e níquel. Os guarda-lamas de ambos os lados foram produzidos à mão, em alumínio. As jantes de aço cromado são de 19” na frente e 17” na traseira, revestidas por pneus Heindenau e Continental, respectivamente.

Os dois amortecedores traseiros foram substituídos por uns da Shock Factory, 20 mm mais longos. Na frente foi mantida a forquilha original. A travagem foi melhorada com a adição de um disco EBC na frente. O motor de dois cilindros paralelos também recebeu melhoramentos para se realçar, como o alumínio polido e a protecção inferior. O escape foi construído na FCR, a imitar o estilo das scramblers. Tudo o resto é da autoria da própria FCR, como a simplificação dos botões e controlos. Os piscas e farolim traseiro são do catálogo da empresa, assim como a farol frontal amarelo Bates-style.

O banco foi produzido de raiz, estofado em pele com linhas castanhas. Os apoios para os pés são da LSL, montados nos apoios originais. A pintura foi toda feita na FCR, com inspiração no Porsche 911 que está presente nas fotos, um 911T restaurado pela FCR também.