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Um de apenas dois Chevrolet Camaro Double Header Car vai a leilão

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Para competir com o Ford Mustang e no novo segmento por ele criado, dos “Pony Car”, a GM iniciou o desenvolvimento do Chevrolet Camaro, partilhando a plataforma com o Pontiac Firebird. O Camaro iniciou a sua venda em Setembro de 1966 e utilizou um nome inventado pela marca, como sendo “um animal que se alimenta de Mustangs”.

Em 1969, o Camaro sofreu grandes alterações no desenho do automóvel, somente o capô e a tampa da mala é que não foram alteradas, dando um aspecto mais desportivo e agressivo. A grelha frontal é o que salta mais à vista, com a sua forma em V e os faróis em cada lado.

Durante as apresentações dos automóveis nos salões internacionais, as marcas utilizam veículos cortados para mostrarem tudo aquilo que, normalmente, está escondido no interior. Por outro lado, são também utilizados pelas oficinas da marca para explicar aos seus funcionários como certas peças trabalham ou a sua forma de construção.

Presente neste artigo está um Chevrolet Camaro RS/SS de 1969 que foi cortado para mostrar as suas zonas interiores, assim como outra frente do mesmo ano, também cortada, equipada com o motor básico de seis cilindros em linha.

A frente equipada com o motor V8 350 e uma caixa automática de três velocidades TH350, pode ser separada da carroçaria, para ser mostrada à parte, tal como nas apresentações, onde eram montadas em três plataformas rotativas. As duas frentes são diferentes, para demonstrar as diferenças entre um Camaro tradicional e o Camaro SS. A carroçaria não tem portas, para ser mais fácil a visualização do interior, e a bagageira foi reforçada, para garantir a integridade da carroçaria.

As várias peças são pintadas de diferentes cores, para ser mais fácil detectar as diferenças entres elas. Os motores têm zonas construídas em acrílico para poder ser visto o seu funcionamento. A carroçaria e as duas frentes foram produzidas no primeiro dia de produção do Camaro de 1969 e o odómetro mostra apenas 2,4 milhas percorridas, cerca de quatro quilómetros, que deverão ter sido percorridas antes do automóvel ter sofrido as alterações.

Após ser utilizado nos salões de automóveis, este Camaro foi vendido a um particular que o manteve longe dos olhares dos entusiastas. Posteriormente, foi vendido ao actual proprietário, que procedeu ao restauro de algumas partes. A frente com o motor de seis cilindros em linha tinha sido desmantelada, então o proprietário procedeu à construção de uma réplica exacta de tal como era na época, incluindo o motor de seis cilindros utilizado para demonstrações, também cortado. Só para encontrar este motor foram precisos dez anos. O motor foi acoplado a uma caixa automática GM Powerglide.

Apenas dois conjuntos como este foram construídos pela Chevrolet em 1968, conhecidos por “Double Header Car”, para publicitar o novo Camaro de 1969 nos vários Motorama, sendo este um deles, o outro foi descoberto numa sucata na Austrália. Agora, estas peças de museu vão a leilão, no próximo dia 22 de Janeiro, num evento da Barrett-Jackson, em Scottsdale, sem haver um valor estimado de venda, tal é a raridade destas peças. Incluído na venda está a cobertura de protecção utilizada no transporte e todos os sistemas de controlo do veículo, que estão funcionais, assim como um certificado de autenticidade.