Um Hot Rod de ouro

15/08/2018

Desde os anos trinta, a Califórnia do Sul tem sido a casa de vários construtores de hot rod’s. Em tributo a isso a Cadillac transformou um Eldorado Touring Coupe (ETC) de 2000, num hot rod “low-rider” para o Salão Internacional de Los Angeles.

O hot rod foi criado por uma equipa de designers da General Motors, em colaboração com a Califórnia Street Rods de Huntington Beach. “O EldoRODo é uma maneira de a Cadillac celebrar a criatividade da cultura hot rod no sul da Califórnia” disse John Smith, vice-presidente da GM e gestor geral da Cadillac. “Durante anos, o gosto por este tipo de veículos, expressou personalidades do construtor e do condutor, similar do que o Eldorado fez pelo seu dono ao longo dos últimos 50 anos”.

Para garantir que o condutor do EldoRODo tem sempre música apropriada para um passeio, este hot rod está equipado com rádio satélite da XM. Este sistema de som digital topo de gama, é capaz de aceder a pelo menos 100 estações de rádio, e oferece um serviço interrupto em todo o lado, nos Estados Unidos. Este sistema de rádio digital foi implantado posteriormente no Cadillac Seville em 2001.

Os designers deram ao EldoRODo um estilo hot rod agressivo, rebaixando o ETC até aos 49.6” de altura. A equipa começou por “rebaixar” o tejadilho em 2” assim como o chassis, em 2” também. O pára-brisas e o vidro traseiro foram inclinados aproximadamente 10 graus para ir de encontro ao tejadilho, enquanto as janelas laterais foram encurtadas. Foi pintado na cor “Ignite Orange” e utiliza um estilo clássico no exterior de hot rod, como laterais lisas; saias laterais a todo o comprimento, cobrindo as rodas traseiras; faróis e piscas transparentes.

A Cadillac procurou no passado farolins usados nos seus modelos hot rod e utilizou uns farolins verticais com um pequeno arco cromado, um estilo muito usado nos modelos Cadillac nos anos 70 e 80. As jantes são maquinadas “spun disks” com o símbolo da Cadillac no meio, as jantes são 18 na frente e 19 atrás com pneus Goodyear.

O motor Cadillac Northstar 4.6 V8 de 304cv, motor de série no ETC, continuou no seu sitio no EldoRODo. Sistema GM OnStar de três botões, que também estava disponível no Eldorado, leva o Hot Rodding ao próximo século. No interior a fibra de carbono substitui o tradicional acabamento em madeira, no painel de instrumentos, consola central e portas.

“Tendo gasto imenso tempo na Califórnia, apercebi-me que rapidamente os construtores de hot rod têm impacto no design e aplicações da tecnologia nos carros”, afirmou Stevens Rosenblum, gestor da marca Eldorado. “Não queremos perder a oportunidade de fazer uma pequena brincadeira com um dos nossos automóveis de produção que sempre incluiu o espírito e estilo da Califórnia”. O Eldorado era o coupé de luxo mais vendido nos EUA e com a maior lealdade do dono que qualquer outro do mesmo segmento.

Tiago Nova

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.