Um monobraço inventado 23 anos antes do seu tempo

13/11/2018

Douglas Hele (1919-2001) e Bert Hopwood (1908-1996) foram dois dos mais influentes engenheiros da indústria inglesa de motos, bastando como credenciais o facto de que, entre eles, ao longo de mais de 40 anos ao serviço de marcas como a BSA, Douglas, Triumph ou Norton, projectaram modelos incontornáveis como a Norton Dominator, a BSA MC1 ou, a Triumph Trident.

Hopwood era um visionário, que projectara a Dominator logo no pós-guerra, até 1948, quando trabalhava para a Norton. Frequentemente castrado nas suas ideias avançadas por gestores incompetentes e sem visão, que preferiam poupar dinheiro mantendo os mesmo modelos obsoletos em produção, acabou desiludido com os sucessivos erros que levaram ao então quase desaparecimento da maior indústria mundial.

Já Hele, que com ele transitou para a BSA em 1949, desenhando pouco depois, em 1950, a BSA MC1, uma moto de pista de 250 cc, como resposta às bicilíndricas da Moto Guzzi, era um engenheiro consumado. Projectista, desenhador e não raro piloto de testes também, Hele tinha um faro certeiro para o que funcionava em termos de soluções técnicas, quer a nível de motor, quer de chassis, muito antes de a informática dar a possibilidade de testar soluções antes de fabricar protótipos.

Só como exemplo, atente o leitor neste desenho para a ciclística da MC1, no plano, vê-se claramente o monobraço com que a Yamaha faria furor na sua gama, só que… 23 anos antes do aparecimento da primeira YZ de Motocross em 1975.

Tal como na Yamaha, o amortecedor está situado horizontalmente sob o banco e o depósito, e é actuado por dois tirantes que servem como reforço ao braço oscilante…

Avançado para os anos setenta, avançadíssimo para 1952.