Um Tucker de 1 milhão feito a partir de restos de outros três

11/05/2017

Preston Tucker é uma das figuras com mais impacto na história do automóvel. Isto apesar de só ter estado no ativo durante um ano e de ter construído 51 exemplares de um único modelo. Por isso, os automóveis sobreviventes da famosa marca americana são mais do que objetos de coleção, são objetos de culto. Cada um dos 47 automóveis sobreviventes é vigiado obsessivamente por todos os interessados em automóveis antigos. E de repente, para surpresa geral, apareceu um 48.º.

Felizmente, não é uma réplica nem uma falsificação. É um artigo genuíno e é feito com grande parte das peças de dois dos quatro exemplares que não sobreviveu, sendo também alvo de um grande trabalho de restauração por parte da Classic & Exotic, uma firma do estado de Michigan especializada em modelos dos anos 30, 40 e 50. O preparador de automóveis clássicos fundiu grande parte das peças do chassis 1027, envolvido num acidente em testes na pista de Indianapolis, na secção dianteira do chassis 1018, que foi acidentalmente danificado pelo rebocador que o retirou de um pequeno acidente de viação.

Mesmo assim, a Classic & Exotic teve que fabricar muitas peças de origem pelos seus próprios meios, mas no final o resultado ficou perfeito. O que surge das cinzas como uma fénix é um Tucker original e genuíno, pronto a circular.

Agora está à venda e o preço até é barato. O dono do automóvel quer 1,1 milhões de dólares, perto de um milhão de euros, o que até é uma pechincha, tendo em conta que é cerca de metade do valor normal de um Tucker. Talvez este preço o torne interessante para quem queria ter um Tucker mas não tinha dinheiro para um.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.