UMM Alter II Turbo à venda nos Estados Unidos por 24 mil dólares

27/04/2021

A UMM é uma marca que dispensa apresentações, sendo a empresa nacional de fabrico de automóveis com maior sucesso. Fundada em 1977, a União Metalo-Mecânica vendeu os seus modelos em Portugal, mas não só, exportando para 45 países. Dos mercados de exportação, os mais fortes eram Espanha e França, na Europa, seguindo-se Angola, em África. Em 1986 é lançado o modelo Alter, mais moderno e sofisticado que o seu antecessor, o UMM Cournil.

De facto, vários foram os países onde os UMM estavam à venda e alguns até os utilizaram para as forças militares e de segurança, como a França e a Holanda. No entanto, o UMM nunca foi vendido nos EUA. Ainda assim, isso não impede de haver um UMM à venda nesse país.

Os americanos sempre tiveram uma grande variedade de automóveis e, cada vez mais, existe a procura por modelos que não foram vendidos por lá. Com os automóveis a chegar aos 25 anos, idade com que podem ser importados sem ter de cumprir com as normas, nem serem sujeitos aos testes de segurança, vários exemplares de automóveis que nunca foram pensados para serem vendidos nos EUA acabam por ser importados.

Este UMM Alter II Turbo de 1990, equipado com o motor de 2,5 litros, com quatro cilindros de origem Peugeot, acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades, está à venda em Delaware por 24.000 dólares, quase 20.000€. É certo que é um valor bastante elevado, no entanto, deverá ser o único exemplar no país, está em muito bom estado de conservação e marca apenas 34.717km no odómetro.