O McLaren-Mercedes MP4-21 foi a arma da marca britânica para competir na Fórmula 1 em 2006, inicialmente com os pilotos Kimi Räikkönen e Juan Pablo Montoya, este último foi substituído por Pedro de la Rosa após dez corridas.
O MP4-21 foi desenvolvido por Adrian Newey, Paddy Lowe, Tim Goss, Mike Coughlan e Peter Prodromou, sendo o primeiro McLaren com motor V8 desde o MP4/8 utilizado em 1993 e o primeiro a utilizar motores inteiramente da Mercedes-Benz. O motor utilizado é o FO108S da Mercedes-Benz com 2,4L de cilindrada e 750cv de potência às 19000rpm, acoplado a uma caixa sequencial de sete velocidades da McLaren. O peso total do MP4-21 é de apenas 605kg.
Apesar dos vários pódios obtidos pelo MP4-21, a McLaren não conseguiu vencer nenhum Grande Prémio em 2006, o que não acontecia desde 1996, terminando o campeonato no terceiro posto, atrás da Renault e da Ferrari.
Tal como dito na introdução, o MP4-21 presente neste artigo foi o mesmo utilizado por Lewis Hamilton no primeiro teste oficinal na Fórmula 1. Com o chassis número 21A-03, este automóvel foi conduzido nos primeiros três Grande Prémios da temporada de 2006 por Juan Pablo Montoya, no Bahrain terminou no quinto posto, na Malásia no quarto posto e na Austrália desistiu.Em 2019 foi totalmente restaurado pela McLaren Racing Heritage, mantendo o seu motor original, estando por isso apto para o seu uso em pista, e tem o certificado de autenticidade emitido pela McLaren.
Irá a leilão num evento organizado pela RM Sotheby’s nos próximos dias 15 a 17 de Agosto em Monterey. O seu valor estimado de venda situa-se entre os 2,6 e os 3,25 milhões de euros.