Vai a leilão o único Mercedes-Benz 230 SL desenhado e produzido pela Pininfarina

19/08/2022

A Pininfarina foi uma conceituada carrozzeria italiana, que produziu os mais belos automóveis da história. É mais conhecida pela sua forte ligação à Ferrari, no entanto, ao longo dos tempos foi produzindo carroçarias específicas com base em automóveis de outras marcas, para nascer um automóvel diferente dos demais.

Este Mercedes-Benz 230 SL W113 é um desses casos e não é o único da marca alemã a receber o cunho da Pininfarina, como já demos a conhecer aqui no Jornal dos Clássicos. Cerca de dois meses após a apresentação do SL W113, a Pininfarina contactou a Mercedes-Benz para desenhar uma versão coupé do seu novo descapotável, algo que a marca alemã aceitou, com a condição de que a imagem da marca tinha de ser mantida.

Desenhado por Tom Tjaarda, este 230 SL Coupé Speciale, como foi conhecido, é mais largo e baixo que o modelo que lhe serve de base, além de ser agora um automóvel fechado, com tejadilho fixo. Apesar da grelha frontal permanecer praticamente inalterada, para manter a imagem da marca, esta foi mais pronunciada, para seguir em linha com o desenho italiano. O interior também foi pouco alterado, notando-se apenas um cuidado especial ao detalhe e ao acabamento.

A mecânica permaneceu inalterada, estando equipado com o motor de seis cilindros em linha de 2,3 litros de cilindrada e equipado com injecção mecânica da Bosch, para desenvolver 148cv às 5500rpm. O motor está acoplado a uma caixa automática de quatro velocidades.

Foi recentemente restaurado pela Hjeltness Restoration, mantendo o máximo possível de peças originais e foi repintado na sua cor original, pois ao longo dos anos já tinha sido pintado de diversas cores. Este automóvel, com o chassis número 113.042.10.001336, foi o único exemplar produzido e agora vai a leilão dia 20 de Agosto, num evento levado a cabo pela Gooding & Company em Pebble Beach, com um valor de venda que se espera que supere o milhão de euros.