A vida complicada do virtuoso Lang Cooper

17/07/2018

Desenhado por Peter Brock, um dos principais responsáveis pelo Shelby Daytona Cobra Coupe e pelo Chevrolet Corvette Sting Ray, o Lang Cooper é um automóvel anglo-americano, na melhor tradição dos Allard ou dos Shelby Cobra.

Neste caso, o chassis e a carroçaria do britânico Cooper Monaco foram o ponto de partida. Mas um potente Ford V8, colocado em posição central traseira aumentou substancialmente a sua competitividade.

O projecto adoptou o nome do benemérito patrocinador, Craig Lang, herdeiro do império da cervejeira Olympia.

O Lang Cooper estreou-se no United States Road Championship em 1964, conduzido por Ed Leslie.

No ano seguinte, foi vendido a Charlie Hayes, antes de começar a ser utilizado em provas secundárias e, eventualmente, ir parar a uma sucata, no sul da Califórnia.

Após vários restauros, o Lang Cooper está agora na colecção A-Anadol, na Suíça e tem sido utilizado intensamente em corridas históricas.

A prestigiada editora alemã McKlein, decidiu agora contar a sua história, num belo livro, com formato generoso (29x29cm), 158 páginas e uma bonita manga de cartão.

Bem organizado, o livro em inglês, da autoria de Ed Heuvink, conta com mais de 250 imagens, a preto e branco e a cores.

Para além do percurso desportivo do Lang Cooper, contam-se também detalhes interessantes da Cooper Car Company e do desenvolvimento e produção do famoso King Cobra.

Existem apenas 999 exemplares e esta obra tem um preço de 79,90 euros, podendo ser adquirida diretamente à Mcklein, através do seu site.

Em baixo ficam uma selecção de imagens deste interessante livro.

Adelino Dinis

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.