Vídeo: Grupo B de ralis transformado em arte

O designer português Ricardo Santos é o protagonista de um surpreendente vídeo assinado por Manuel Portugal e o Jornal dos Clássicos acompanhou as filmagens.

a carregar vídeo

Para o filme promocional da caixa comemorativa dos Grupo B, que o Ricardo Santos apresentou no final do ano passado, reuniram-se cinco automóveis de Grupo B, entre o Citroën Visa Trophée, o Ford Escort RS1800, o Lancia 037, o Peugeot 205 T16 (o único na sua versão de homologação) e o Ford RS200 ex-Diabolique.

Ricardo Santos nasceu em 1975 e é um apaixonado por automóveis desde sempre. As suas obras aparecem agora um pouco por todo o mundo, nas capas de revistas prestigiadas, mas também em trabalhos específicos para equipas de competição e construtores.

Estando os automóveis de Grupo B entre os seus preferidos, Ricardo Santos assinalou a efeméride dos 30 anos desde que foram banidos, lançando um conjunto de 10 ilustrações numa caixa comemorativa, numerada e assinada pelo autor.

Este conjunto, impresso em papel de alta qualidade, está limitado simbolicamente a 200 exemplares – tantos quantos os exemplares necessários para homologar um carro de Grupo B – e pode ser encomendado directamente através do site Ricardo Artwork – Grupo B. A caixa feita à mão, com 49,5 por 34,5 cm, tem excelente qualidade e está equipada com fecho magnético. A Group B 30th Anniversary Edition Box tem um preço de 250 euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.