Kia assume compromisso com neutralidade carbónica até 2045

22/11/2021

Construtor sul-coreano compromete-se a alcançar a neutralidade carbónica em toda a sua cadeia de valor até 2045, com plano assente numa mobilidade elétrica, energias renováveis na cadeia de produção e apoio a diversas ações ambientais.

A Kia Corporation anunciou a sua intenção de alcançar a neutralidade carbónica até 2045.

Para isso, o construtor desenvolverá a sua atividade alicerçada em três pilares: “mobilidade sustentável”, “planeta sustentável” e “energia sustentável”.

“Estes pilares irão conduzir a marca nos seus esforços para reduzir as emissões de carbono em todas as suas facetas operacionais, desde o abastecimento, a logística, a produção de veículos e a sua utilização até à reciclagem de resíduos”, afirma a empresa.

Neutralidade carbónica: estado de equilíbrio entre o CO2 emitido e o CO2 removido da atmosfera.

Até 2045, a Kia planeia reduzir 97% das suas emissões em relação a 2019. A empresa pretende alcançar a neutralidade carbónica através da implementação de medidas adicionais para compensar totalmente as suas emissões remanescentes.

“Para nós, não se trata apenas de estabelecer objetivos e cumprir metas. Trata-se, sobretudo, de estabelecer uma visão que inspire outros a juntarem-se ao movimento para beneficiar a humanidade e proteger o ambiente”, explica Hosung Song, Presidente e CEO da Kia. “Em linha com a nossa visão de nos tornarmos uma empresa fornecedora de soluções de mobilidade sustentáveis, comprometemo-nos a atingir a neutralidade carbónica até 2045”.

Mobilidade sustentável

A Kia tem como objetivo a eletrificação total da sua gama na Europa até 2035. “A partir de 2040, a gama nos principais mercados mundiais será igualmente composta exclusivamente por automóveis eletrificados, com zero emissões durante a utilização”, indica o construtor.

NA EUROPA, A GAMA KIA SERÁ TOTALMENTE ELÉTRICA EM 2035, SEGUINDO-SE OS PRINCIPAIS MERCADOS GLOBAIS, ATÉ 2040.

Ao mesmo tempo, a empresa está a trabalhar com os seus fornecedores no sentido de reduzir as emissões de carbono na fase do fornecimento de peças.

A Kia pretende criar um sistema de monitorização das emissões para as empresas parceiras até 2022 e fornecer-lhes soluções com base nos dados recolhidos.

Energia sustentável

A marca pretende alcançar as zero emissões em todas as vertentes da sua atividade (incluindo unidades de produção) até 2045, após o grupo e as suas subsidiárias principais terem anunciado o seu plano de participar na iniciativa RE100, em julho último. Esta iniciativa, criada pelo “The Climate Group”, promove a transição para a aplicação exclusiva de energias renováveis na geração de energia elétrica.

Nos centros de atividade da Kia fora da Coreia, toda a eletricidade será de origem renovável já em 2030. Dez anos depois, essa transição estará completa em todos os centros da empresa na Coreia. Em conformidade com o compromisso assumido pela Kia ao aderir à iniciativa RE100, a unidade de produção da marca na Eslováquia já utiliza 100% de energia verde para suprir as suas necessidades.

Tendo em vista um mais rápido cumprimento deste objetivo, a Kia empenhar-se-á na transição para a geração de eletricidade por energia solar nos seus centros de atividade da Coreia, EUA, China e Índia.

Aço verde: aço fabricado segundo processos amigos do ambiente, em que a utilização de combustíveis fósseis é minimizada.

Um elemento fundamental deste plano é a utilização de “aço verde”, dado que a indústria do aço, tradicionalmente, tem sido uma das maiores emissoras de carbono à escala global.

A Kia planeia ainda levar a cabo projetos piloto sobre sistemas de armazenamento de energia em baterias usadas (SLBESS), com parceiros externos, já a partir de 2022.

Ao continuar a melhorar a eficiência energética das suas unidades de produção, a marca pretende reduzir as emissões de carbono em 1% ao ano. Nesse sentido, vai implementar inovações como a tecnologia de Captura, Utilização e Armazenamento de Carbono (CCUS).

Planeta sustentável

A Kia anuncia ainda vai iniciar um projeto de “Carbono Azul” com o objetivo de contribuir proactivamente para a preservação do ambiente, em vez de se limitar a reduzir as emissões para alcançar o seu objetivo de neutralidade carbónica. O projeto focar-se-á nos ecossistemas marinhos, que são dos mais eficazes sequestradores de carbono.

Carbono azul: carbono capturado e armazenado nas algas e no lodo, num processo que diminui eficazmente os níveis desse elemento na atmosfera.

Para aumentar a quantidade de carbono azul, a Kia vai reabilitar e preservar as áreas costeiras da Coreia, em colaboração com parceiros externos. No âmbito desta iniciativa, a empresa planeia debater oportunidades de projetos específicas com o Ministério dos Oceanos e das Pescas daquele país.

A Kia irá também trabalhar com a “The Ocean Cleanup”, uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e adapta tecnologias com o objetivo de eliminar o plástico dos oceanos. Para que essa eliminação seja eficaz, é necessário limpar os resíduos atualmente existentes e evitar que novos objetos de plástico cheguem ao oceano. Para este fim, o “The Ocean Cleanup” desenvolveu “intercetadores”, a colocar em rios de todo o mundo para evitar que os resíduos plásticos entrem nos oceanos.

A Kia fornecerá apoio material para o fabrico dos “intercetadores” e aproveitará os resíduos de plástico recolhidos no processo de limpeza dos rios para a construção de veículos. A Kia planeia aumentar a sua percentagem de reutilização de plástico para os 20% até 2030, bem como implementar processos de reciclagem desse material durante a fase de desmantelamento dos veículos. Uma vez instituídos, estes processos aumentarão a percentagem de reutilização das baterias usadas e do plástico.