Kris Meeke do inferno ao céu no Rali do México

12/03/2017

O que aconteceu na derradeira especial do Rali do México foi um dos momentos mais incríveis da história do WRC. Apenas a poucos metros do final da PowerStage, Kris Meeke perdeu o controlo do seu C3 WRC e saiu de estrada. Não bateu em nada por milímetros, e sem saber para que lado estava virado, ainda fez uma pequena gincana até conseguir regressar à estrada, mas fê-lo a tempo de vencer o rali com 13.8s de avanço para Sébastien Ogier. Não podia haver maior drama num final de rali, e este é um dos acontecimentos que vai diretamente para a história do WRC. Ogier foi segundo e Neuville juntou ao terceiro lugar os 5 pontos da Power Stage.

O que se viveu na motorhome da Citroën foi absolutamente incrível, pois toda a equipa seguia os últimos quilómetros da PowerStage com atenção para poder festejar o triunfo que se antevia, quando, na última curva da especial o piloto britânico saiu largo, despistou-se, quase bateu num carro estacionado, ficando em cima das quatro rodas. Uma entrada para a estrada estava mesmo ali ao lado, mas Meeke não viu e por isso fez uma gincana entre carros estacionados até achar a entrada na especial, reentrou no troço e ganhou o rali. Nesses momentos, na motorhome da Citroën o desespero que se viveu por cerca de trinta segundos, deu lugar a uma euforia desmedida. Do inferno, ao céu, em trinta segundos.

‘Temos WRC’, provavelmente o melhor campeonato em muitos anos, como provam as três equipas diferentes a vencer e a excelente prestação de Neuville que ainda não ganhou por manifesto azar e alguma ‘azelhice’…

Rodrigo Fernandes/Autosport

 

Classificação final:

1º Kris Meeke Citroën C3 WRC 3h22m04,6s

2º Sébastien Ogier Ford Fiesta WRC + 13,8s

3º Thierry Neuville Hyundai i20 Coupé WRC + 59,7s

4º Ott Tänak Ford Fiesta WRC + 2m18,3s

5º Hayden Paddon Hyundai i20 Coupé WRC + 3m32,9s

6º Jari-Matti Latvala Toyota Yaris WRC + 4m40,3s

7º Juho Hänninen Toyota Yaris WRC + 5m06,2s

8º Dani Sordo Hyundai i20 Coupé WRC + 5m22,7s

9º Elfyn Evans Ford Fiesta WRC + 8m41,8s

10º Pontus Tidemand Skoda Fabia R5 + 10m51,9s (1º WRC2)

11º Eric Camilli Ford Fiesta R5 +11m34,6s (2º WRC2)