Michelin e Symbio desenvolvem Fuel Cell para a competição automóvel

13/06/2020

A Michelin e a Symbio tornam-se parceiros de referência do projeto MissionH24, com o intuito de acelerar o desenvolvimento da mobilidade “0 emissões” através da utilização da tecnologia da pilha de combustível de hidrogénio na competição automóvel. Contarão com o apoio da Total, que participa no projeto desde 2019, com um compromisso de cinco temporadas.

Com a chegada dos novos parceiros, o protótipo LMP HG2, da escuderia H24Racing, estreia uma decoração em que Michelin, Symbio e Total são as novas protagonistas.

O veículo fará a sua estreia com a nova decoração nas primeiras 24 Horas de Le Mans virtuais, que se disputam nos próximos dias 13 e 14 de junho. O desenvolvimento deste ambicioso programa prepara a chegada a Le Mans de protótipos elétricos de pilha de combustível, onde competirão numa categoria específica em 2024.

O projeto MissionH24 teve início em setembro de 2018, impulsionado pelo ACO (Automobile Club de l’Ouest), organizador das 24 Horas de Le Mans, e pela GreenGT, empresa pioneira na mobilidade elétrica baseada no hidrogénio. O LMP H2G com as cores da H24Racing tornou-se no primeiro LMP (Le Mans Prototype) do mundo a montar um sistema de propulsão elétrica de pilha combustível de hidrogénio.

Após a sua presença nas 24 Horas de Le Mans virtuais, i LMP H2G passará à fase de testes em circuito para continuar a desenvolver esta tecnologia.

Tal como sucedeu durante o ano passado, os protótipos da escuderia H24Racing participarão em distintas provas ao abrigo da Taça Michelin Le Mans, organizada por el ACO.

Com a entrada no projeto MissionH24 enquanto parceiro de referência, o Grupo Michelin passa a estar diretamente envolvido no desenvolvimento das soluções técnicas ligadas à motorização dos protótipos de competição, mantendo-se também como fornecedor exclusivo de pneus à escuderia H24 Racing.

Por seu turno, a Symbio, já familiarizada com os desafios tecnológicos da competição automóvel, graças à sua colaboração com a GreenGT há já mais de dez anos, trará a sua experiência em sistemas de mobilidade baseados no hidrogénio.