Mitsubishi ASX PHEV chega em breve a Portugal

14/03/2023

A Mitsubishi apresentou a nova geração da gama B-SUV ASX introduzindo a eletrificação deste modelo com a opção híbrida plug-in (PHEV) e mild-hybrid (MHEV.

A nova geração do B-SUV ASX, da Mitsubishi, chega ao mercado português no início do 2.º trimestre. A marca japonesa, representada em Portugal pelas Astara, aposta na versatilidade, disponibilizando as opçõesmild-hybrid e PHEV.

O novo Mitsubishi ASX representa o primeiro impulso da renovação do compromisso da marca nipónica para com a sua extensa base de clientes europeus. Tem como base a plataforma da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi denominada CMF-B, beneficiando das sinergias que o grupo proporciona, e vem juntar-se a uma gama composta pelo Space Star e pelo Eclipse Cross PHEV, que a partir do próximo outono será ainda alargada com a chegada do novo Colt.

O novo ASX surge numa altura em que os SUV e a eletrificação são tendências dominantes no mercado europeu. A Europa encontra-se na vanguarda dos novos padrões de consumo e os clientes estão a tornar-se mais exigentes com os automóveis que conduzem, realidades que reafirmam a oportunidade deste lançamento.

O novo ASX inclui diversas opções de motorização, entre as quais híbrida plug-in (PHEV) e mild-hybrid (MHEV), além de um conjunto alargado de equipamentos de segurança avançados e de informação e entretenimento de última geração, atributos atualmente muito valorizados. A produção deste novo modelo terá lugar na fábrica da Renault em Valladolid, Espanha.

A gama nacional do ASX é composta pelas motorizações 1.0 MPI-T, 1.3 DI-T MHEV (mild-hybrid) e 1.6 MPI PHEV, apresentando, assim, um dos mais elevados níveis de eletrificação do segmento B-SUV. Os níveis de equipamento são três – Inform, Invite e Intense -, sendo que logo a partir do nível intermédio (Invite) é possível encontrar dotações de série como o arranque sem chave, ar condicionado automático, barras no tejadilho e vidros traseiros escurecidos, entre outros. Comum a todas as versões são os faróis LED dianteiros e posteriores, o leque de equipamentos de segurança e de sistemas avançados de assistência ao condutor (apenas o sistema de alerta de ângulo morto e o sistema de máximos automáticos ficam reservados para a versão de topo, a Intense), assim como elementos de bem-estar a bordo, incluindo o monitor central de 7” ou de 9,3” (consoante a versão) e conexão Android Auto ou Apple CarPlay.

“Os SUV são o nosso terreno de eleição desde há décadas. A nova geração do Mitsubishi ASX não só dá um importante relevo à história da marca, como traz muita inovação num formato de SUV compacto”, explica o presidente e CEO da Mitsubishi Motors Europe, Frank Krol.“O novo modelo beneficia de uma gama de motorizações completa, incluindo tecnologia híbrida avançada, uma ampla oferta de equipamento, os mais avançados sistemas de assistência à condução e de infotainment, isto além da extensa garantia de fábrica da Mitsubishi, que é válida por cinco anos”, acrescenta.

O design da dianteira “Dynamic Shield” do ASX ostenta o emblemático logótipo dos três diamantes da Mitsubishi e expressa o carácter forte e dinâmico do modelo. Esta linguagem de design prolonga-se pelas secções laterais, até à traseira, nomeadamente à porta da bagageira onde pontificam as designações ASX e Mitsubishi.

O design exterior encontra correspondência no habitáculo, marcado pela alta tecnologia e por um elevado nível de digitalização. A nova geração do Mitsubishi ASX está equipada com os sistemas Apple CarPlay® e Android Auto™, além do ecrã Smartphone-link Display Audio (SDA), em formato horizontal de 7” ou vertical de 9,3”. Nos níveis de equipamento mais elevados está ainda disponível o painel de instrumentos Digital Driver Display de 10”.

No que respeita à segurança, os diversos sistemas avançados – incluindo sistema de mitigação de colisões frontais com proteção de peões, aviso de distância, aviso de saída de faixa de rodagem, assistência à manutenção na faixa de rodagem, reconhecimento de sinais de trânsito, Cruise Control, sensores de estacionamento e câmara traseira – conferem uma elevada confiança na estrada.

Design com carácter

O design exterior do novo Mitsubishi ASX procura conjugar força, dinamismo, robustez e aparência desportiva.

Na dianteira, a grelha “Dynamic Shield” transmite esses atributos do modelo, com destaque para o emblemático logótipo Mitsubishi de dimensões generosas, enquadrado pelas luzes de circulação diurna de LED.

O carácter do ASX prolonga-se para as secções laterais, que resultam num perfil fluido com ombros amplos e em plano elevado, que contribuem para o seu aspeto desportivo. Esta aparência é reforçada pelas jantes de 17” (em aço, com coberturas específicas) ou 18” (em liga leve, com polimento de tipo diamante).

Na traseira, o desenho das luzes em formato C tem contornos muito característicos e, tal como os faróis dianteiros, integram tecnologia LED. O portão da bagageira ostenta o logo ASX num formato renovado e, pela primeira vez, as letras esculpidas que compõem o lettering “Mitsubishi” centrado, num claro toque moderno e fresco para o novo Mitsubishi ASX.

O novo ASX está disponível em seis cores: Crystal White, Sunrise Red, Onyx Black, Royal Blue, Steel Grey (metalizadas) e Charcoal Blue (sólido). Nos níveis de equipamento mais elevados, é possível optar pelo tejadilho em Onyx Black metalizado, que confere à carroçaria um efeito de dois tons.

Com o sentido prático típico de um SUV, o acesso ao habitáculo, que consoante a versão de equipamento, apresenta revestimentos dos bancos em tecido ou em couro / tecido, é facilitado pela linha de cintura elevada, muito apreciada neste segmento.

O banco traseiro é deslizante até um máximo de 16 cm, o que permite aumentar a volumetria da bagageira ou o espaço para as pernas, consoante as necessidades. Com o banco totalmente para a frente, é possível obter mais 69 litros de capacidade de carga, a juntar aos 422 litros que a bagageira oferece com o banco na sua posição normal. Esta funcionalidade é de série em todas as versões.

Tecnologia avançada no habitáculo

O habitáculo do novo ASX é marcado pela elevada dotação tecnológica. Esta experiência inicia-se com o funcionamento do sistema mãos-livres, constituído por um sistema de arranque sem chave (Keyless Operation System, KOS) que é fornecido de série em todas as versões, exceto nas base. Quando o condutor está a cerca de um metro do veículo, o sistema deteta o cartão mãos-livres e destranca automaticamente as portas. Da mesma forma, à saída do veículo (logo que o cartão mãos-livres ultrapassa a distância de um metro em redor do veículo e deixa de ser detetado), o sistema tranca automaticamente as portas.

O ecrã com ligação a smartphone, instalado em posição central, atua como principal meio de ligação entre o condutor e os sistemas de assistência à condução e de informação e entretenimento. Através dos ecrãs de 7” ou de 9,3”, as aplicações Apple CarPlay® e Android Auto™ permitem a replicação wireless das funcionalidades do smartphone, integrando o equipamento de série.

O sistema de reconhecimento de voz está acessível através de um simples toque num botão do volante, que permite ao condutor comandar o sistema multimédia ou efetuar uma chamada telefónica. Tanto a assistente virtual Siri® da Apple como o Google Assistant podem ser ativados quando o smartphone está ligado ao veículo. Seja qual for o dispositivo móvel inteligente que o proprietário utilize, tanto pode ser carregado através de portas USB como de um sistema sem fios por indução (este último está disponível como um acessório).

Por trás do volante, o novo ASX está equipado com três tipos de painel de instrumentos: o analógico de base, com ecrã de 4,2”, o painel digital configurável de nível médio, com ecrã de 7”, e o Digital Driver Display, de 10”, oferecendo um conjunto amplo de possibilidades de personalização, permitindo ao condutor escolher as informações que considera mais relevantes.

Equipamento de segurança de última geração

O novo Mitsubishi ASX possui de série um vasto conjunto de dispositivos de segurança passiva, incluindo airbags laterais e dianteiros para o condutor e o passageiro, dois airbags de cortina de cada lado, cintos de segurança com pré-tensores e limitadores de esforço, encostos de cabeça anti-efeito de chicote e fixações para cadeiras de criança ISOFIX.

A proteção de peões foi outras das prioridades no desenvolvimento do ASX. Além do desenho especial do capô, do para-choques dianteiro, dos faróis e da zona inferior do para-brisas, que contribui para diminuir a probabilidade de ferimentos em caso de colisão, inclui também o sistema de Mitigação de Colisões Frontais (FCM), que assegura travagem autónoma de emergência baseado num radar que “lê” o que se passa mais à frente na estrada.

A tecnologia FCM é apenas uma parte de um conjunto alargado de sistemas de segurança da nova geração do ASX, que oferecem níveis máximos de proteção.

A gama de Sistemas Avançados de Assistência à Condução (ADAS), disponível de série em todas as versões, é composta pelo já mencionado Sistema de Mitigação de Colisões Frontais com proteção de peões (FCM), aviso de distância, Aviso de Saída de Faixa de Rodagem (LDW), Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem (LKA), Reconhecimento de Sinais de Trânsito (TSR), Cruise Control, sensores de estacionamento e câmara traseira. Estes sistemas ADAS recorrem a uma combinação de sensores ultrassónicos e tecnologia de radar e de câmaras para construir uma imagem da zona em redor do veículo, ajudando o condutor a evitar obstáculos, a conhecer os perigos ou a realizar manobras evasivas para mitigar ou evitar acidentes.

Nos níveis de equipamento mais elevados, os sistemas de segurança integrados atingem ainda um patamar mais elevado: Aviso de Ângulo Morto (BSW), Assistência à Centragem na Faixa de Rodagem (LCA), Aviso de Excesso de Velocidade, Cruise Control Adaptativo (ACC), com sistema de abrandamento e retoma de velocidade, e Máximos Automáticos (AHB). Disponível está também a função eCall, que permite contactar de imediato os serviços de emergência através do simples toque num botão.

Grupos motopropulsores: oferta alargada e elevada eficiência

Na nova geração do ASX é disponibilizado um conjunto diversificado de motorizações avançadas, que conjugam baixas emissões e economia de combustível com elevadas prestações. Todas estas opções são complementadas por uma configuração de chassis que promove a facilidade de condução e que pode adaptar-se às necessidades de condução através de três diferentes modos.

O motor de entrada na gama é o robusto 1.0 turbo de três cilindros a gasolina, denominado 1.0 MPI-T, acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades. Esta unidade oferece uma performance elevada, fruto dos seus 67 kW (90 cv) de potência e 160 Nm de binário. O consumo combinado (norma WLTP) situa-se em 5,7* litros/100 km e as emissões em 130* g/km de CO2.

Para quem pretende um nível de performance mais elevado, está disponível a motorização 1.3 turbo com injeção direta, integrada num sistema mild-hybrid, que incorpora um gerador de arranque por correia em combinação com uma bateria de iões de lítio de 12V, possibilitando a recuperação de energia durante a desaceleração e a travagem, bem como assistência elétrica ao binário. Esta motorização está associada, no mercado português, a uma caixa automática de 7 velocidades e dupla embraiagem (7DCT), num conjunto que disponibiliza 116 kW (160 cv) de potência, 270 Nm de binário e permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 8,5 segundos. Os consumos e emissões são de 5,8* litros/100 km e 132* g/km CO2.

O topo de gama será uma versão híbrida plug-in (PHEV), na qual um motor de 1,6 litros a gasolina, combinado com dois motores elétricos e uma bateria de 10,5 kWh, constitui um grupo propulsor que, no segmento B-SUV, apenas se encontra disponível nos modelos da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e que, ao conjugar o sistema PHEV com a configuração SUV, segue assim as pisadas do Outlander PHEV e do Eclipse Cross PHEV.

A combinação entre as tecnologias de combustão e elétrica implica uma abordagem diversa da condução por parte do condutor, na medida em que permite comutar entre fontes de alimentação diferentes para aumentar a eficiência de consumo e a comodidade. A volumosa unidade da bateria do ASX, cujo carregamento pode ser realizado em apenas três horas, permite ao condutor viajar até 62 km em modo exclusivamente elétrico, fator particularmente útil nas cidades. Para maior comodidade, o veículo pode ainda ser recarregado através de uma tomada doméstica, oferecendo maior versatilidade.

De acordo com o ciclo de testes oficial WLTP, a versão plug-in, com 160 cv de potência combinada, emite apenas 30* g/km CO2 e regista consumos de apenas 1,3* litros/100 km.

Ao elevado desempenho dos grupos propulsores disponíveis para o ASX junta-se a tecnologia de Controlo Dinâmico do Chassis da Mitsubishi, que proporciona ao condutor um nível superior de controlo do automóvel.

O sistema Multi-Sense, igualmente de última geração e disponível no nível de equipamento Intense, é comandado através do ecrã situado por cima da consola central, permitindo ao condutor personalizar a resposta da direção, o controlo dinâmico do chassis e a distribuição da potência de tração.