10 Semanas, 10 Filmes com Motos: 6º The world’s fastest Indian

21/08/2022

Este filme, que chegou primeiro aos cinemas da Nova Zelândia ainda em 2005 (a Portugal só chegou em 2006) e ficou conhecido por “Indian – O Grande Desafio”, passou ao lado de ser um êxito de bilheteira e mesmo internacionalmente não foi um blockbuster, tirando talvez na Nova Zelândia (onde ganhou vários prémios), mas talvez nem sequer fosse esse o seu grande objetivo.

O filme, que tem por base a fantástica história de Burt Munro (interpretado por Anthony Hopkins), é uma lição de vida, de coragem e dedicação e para os/as mais lamechas, como eu, é difícil não se deixar emocionar em alguns momentos. É um filme sem idade e para todas as idades. Afinal de contas, nunca é demasiado tarde para a corrida de uma vida!

Indian – O Grande Desafio

Sob direção de Roger Donaldson, o filme narra a história inacreditável de Munro, um homem que nunca deixou de acreditar que é possível concretizarmos os nossos sonhos. Pouco importa se a data de nascimento nos diz que já temos idade para ter algum juízo e os outros olham para nós de soslaio quando rompemos com o padrão habitual, algo que Munro fez, mesmo ciente dos riscos e das observações feitas pelas outras pessoas.

O consagrado ator galês Anthony Hopkins, que já ganhou duas estatuetas de Hollywood e é mais conhecido pelo papel de serial killer e canibal, Hannibal Lecter, na saga “O silêncio dos inocentes” tem aqui, na minha perspetiva, o seu melhor desempenho. Ele e a sua Indian Twin Scout de 1920 (que há quem diga que é a melhor Indian de sempre), totalmente alterada são, respetivamente, o rei e a rainha de todo o filme e não passam um sem o outro!

O filme mistura, de forma divertida e até cómica, o drama, a ação, a tragédia, o humor, o suspense e o resultado fica acima das expetativas e é por isso que tinha que constar nas minhas escolhas de 10 filmes para este verão. O facto de ser pouco conhecido torna-o ainda mais interessante para quem nunca o viu e o pode fazer agora.

 

Quantas vezes adiamos os nossos sonhos até ser tarde demais?! Robert decide que, aos 70 anos e com problemas de saúde, ainda vai a tempo. Com a ajuda de vários amigos/as vai sair da nova Zelândia e ir até ao deserto salgado de Bonneville (imagino que o nome vos diga alguma coisa), no Utah, para tentar bater o record mundial de velocidade para motos abaixo de 1000 cc.

Depois de uma vida inteira dedicada a aperfeiçoar a sua Indian Twin Scout, de 1920 e a conseguir alguns recordes no seu país, Burt resolve arriscar tudo, incluindo a própria vida. E contra todas as probabilidades, depois de várias tentativas, em 1967, consegue estabelecer um novo recorde mundial, tornando-se o homem mais rápido do mundo numa moto. Nada menos de 324,847km/h!

Se não for pela história de superação e coragem, vale a pena ver o filme pelas cenas de ação, em especial aquelas passadas ao guiador da Indian. Como muitos de vós, já andei de moto depressa, talvez até demasiado depressa e admito que é uma sensação poderosa, quase mágica, mas ver no filme já é uma grande descarga de adrenalina e sem riscos.