Alpinestars tem novo software para sistema autónomo de airbag Tech-Air 5

31/03/2021

O Tech-Air 5 é o mais recente sistema autónomo de airbag da Alpinestars que oferece uma proteção inigualável da parte superior do corpo. Este colete de airbag pode ser utilizado sob qualquer tipo de casaco ou fato de motociclismo desde que tenha espaço suficiente para acomodar o airbag quando insuflado.

Foi especialmente desenvolvido para proteger a zona dos ombros, peito, costelas e dorso. O Tech-Air 5 possui Bluetooth, que lhe permite estar ligado a uma app móvel que regista e monitoriza dados como o estado do colete, da bateria e ainda um mapa detalhado do percurso realizado. Tudo isto pode ser consultado através da app Tech-Air.

A Alpinestars acaba de desenvolver um novo mapa especialmente destina-do às pistas, o mapa RACE. O novo “RACE Riding Mode” faz parte da mais recente atualização de software do Tech-Air 5. Para além do mapa STREET, que vinha predefinido de fábrica, este novo mapa vem ampliar as funcionalidades do Tech-Air 5 permitindo aos utilizadores que também o utilizem em cenários de testes e corridas em pista fechada. Através da app móvel Tech-Air torna-se possível alternar entre o mapa STREET e o mapa RACE de forma fácil e cómoda graças a esta nova atualização de so ware.

Como referido anteriormente, o Tech-Air 5 vem com o mapa STREET instalado por predefinição, para instalar o mapa RACE é necessário atualizar a app Tech-Air para a sua versão mais recente, por norma esta atualização ocorre automa camente. Após ligar e emparelhar o colete com a aplicação é possível atualizar o software do Tech-Air 5 para a versão mais recente. Após esta atualização vai ser possível visualizar nas definições uma nova opção “Riding Modes”, onde se torna possível escolher entre o mapa STREET e o mapa RACE, basta selecionar o pretendido e salvar.

De ressalvar que o mapa RACE apenas deve ser u lizado em contexto de condução em pista fechada pelo que não deve ser u lizado em mais nenhuma situação para além desta. No final de um “Track Day” ou de uma corrida, deve sempre alterar o mapa RACE para o mapa STREET, basta conectar o Tech-Air 5 com a app móvel, ir às definições, selecionar o mapa STREET e salvar, desta forma o airbag está novamente configurado para as condições de condução na cidade.

Para além do lançamento da nova versão do software do Tech-Air 5, a Alpinestars acaba de lançar um novo serviço de carregamento e manutenção deste equipamento. Após cada acionamento do airbag, as duas bo jas de Árgon têm de ser substituídas, tendo um custo de 159.95 euros. O Airbag do Tech-Air 5 pode suportar até 3 acionamentos sendo que, após isto, é necessário proceder ao serviço completo de manutenção, cujo valor é de 299,95 euros. Este último inclui a inspeção e limpeza do equipamento, a substituição do airbag e a subs tuição das duas botijas de Árgon responsáveis pelo enchimento do airbag.