BP Ultimate Adventure Team vence na Taça do Mundo de Bajas

21/04/2023

Os pilotos do BP Ultimate Adventure Team David Megre e Martim Ventura venceram as corridas que disputaram este fim-de-semana. Em Espanha, David Megre triunfou na Taça do Mundo FIM de Bajas e na Taça da Europa de Bajas, na Baja TT Dehesa Extremadura, assegurando a liderança da competição europeia pontuável na prova espanhola como primeira jornada. Em Pegões, Martim Ventura venceu igualmente a prova de abertura do Troféu Yamaha onde detém o título entre os pilotos federados moto.

 

“Ganhar uma corrida do Mundial de Bajas é uma vitória importantíssima. Num ano de mudança para uma nova equipa e com uma nova máquina é um sucesso importante para todos os meus patrocinadores. Estamos a conseguir o que queríamos que era ganhar conforto em cima desta nova moto”, salienta David Megre para quem esta foi “uma competição muito dura. No sábado tivemos cerca de 330 km cronometrados a roadbook o que é sempre muito difícil. Havia todo o tipo de terreno, serra, pedra e também pistas rápidas. No primeiro dia tivemos um percalço que nos obrigou a ir atrás do prejuízo, mas conseguimos chegar ao final da prova em primeiro lugar. No último dia os dois troços já foram muito rápidos, bastante ao meu gosto, foi giro. Estou muito satisfeito”.

Martim Ventura por seu lado refere que “é muto bom começar o Troféu Yamaha com uma vitória. A primeira prova do Troféu é sempre agradável. Gosto bastante desta competição porque participo no Troféu Yamaha desde os meus 10 anos. Foi aqui que cresci a andar de mota. É ótimo poder passar o dia com a família da Off Road Camp. Dedico esta vitória aos meus patrocinadores e a todos os que me apoiam”.

Em Espanha competiram também Lourenço Rosa e Luis Portela Morais. O primeiro começou por vencer o prólogo, tendo depois averbado um excelente 4º lugar para o Campeonato Nacional que este ano incluí também a Baja TT Dehesa Extremadura no seu calendário.

“Ganhámos o prólogo, conseguimos andar sempre no Top 5 da classificação geral, mas infelizmente tivemos um furo que nos fez atrasar um bocadinho. São dois ou três minutos que se perde e nunca mais se consegue chegar aos da frente. Estava a precisar ganhar confiança pois tínhamos tido problemas na Baja Portalegre do ano passado e nos Montes Alentejanos deste ano. Os problemas estão resolvidos e a Overdrive está a dar um bom suporte ao carro. O andamento está lá, agora é continuar. Havia muitos fans a assistir à corrida e assim o BP Ultimate Adventure Team está feliz e eu estou satisfeito. O Campeonato está muito disputado. Faz-nos falta o Miguel Barbosa que dentro de um mês já se vai juntar à equipa. Parabéns ao David que é um lutador como são todos os Megre e conseguiu vencer”, referiu o piloto que se apresentou aos comandos da sua Toyota T1+ sendo navegado por Nuno Morais.

Para Luís Portela Morais “esta participação não começou da melhor forma já que no prólogo tivemos um problema no carro que felizmente conseguimos resolver na assistência muito perto do limite de tempo disponível. Para a corrida arrancámos de trás o que nos causou diversos problemas, mas mesmo assim conseguimos ser segundos num troço e no final da manhã estávamos em primeiro dos T3. Depois começámos a ultrapassar pilotos mais rápidos e apanhámos imensos sustos no pó. Sentimos a nossa integridade física em perigo e tomámos a decisão de não arrancar para o setor da tarde”, salientou o piloto do BP Ultimate Adventure Team que em Espanha foi navegado por Tomás Neves e se apresentou aos comandos de um OT3, acrescentando de seguida: “Estou muito orgulhoso por o David vencer esta etapa do Mundial e Europeu de Bajas. Demonstrou um bom andamento e uma boa adaptação à mota nova. Já tenho companhia para a Baja Aragón”.

O BP Ultimate Adventure Team regressa à ação já nos próximos dias 21, 22 e 23 de abril com Martim Ventura e David Megre a disputarem o Raid TT da Ferraria e terceira etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-terreno.