Código de Conduta para motos todo-o-terreno

18/03/2023

Nem sempre é fácil conciliar interesses antagónicos ligados à proteção da natureza e à prática de todo-o-terreno. Porém, tudo o que puder ser feito nesse sentido representa uma importante ação de melhoria, até porque Portugal ainda continua a ser um paraíso para a prática deste desporto.

Ciente destes factos, a Longitude 009, especializada em equipamentos, atividades de aventura e tours em duas rodas, com o apoio do organismo responsável – Instituto da Conservação da natureza (ICNF) – criou um Código de Conduta.

Um documento que lança as bases para uma abordagem que consegue, ao mesmo tempo, ser simples e abrangente. Um importante passo para assegurar a prática da modalidade, sem as restrições que se estão a estender pela Europa fora, incluindo na vizinha Espanha.

A ideia chave do documento, apresentado recentemente nas instalações da Longitude009, é respeitar a natureza pela sustentabilidade do todo-o-terreno. Têm de ser envolvidos os praticantes da modalidade, as autoridades competentes, os proprietários, as outras pessoas que usufruem destes espaços e, mais importante de tudo, a natureza propriamente dita!

São apenas 16 princípios e a maior parte deles assenta no bom senso. Isso não invalida que sejam todos fáceis de cumprir, mas é fundamental que assim seja, para preservar e até melhorar o frágil equilíbrio entre todas as partes.

Mais informações aqui