Depois da Páscoa combustíveis voltam a subir

10/04/2023

A Semana Santa conheceu novo carrossel no preço dos combustíveis, com uma subida da gasolina e uma ligeira redução do gasóleo. Já a partir 10 de abril tudo se encaminha para que o comportamento dos dois principais combustíveis esteja em sintonia: aumento para ambos.

 

Assim, na semana de 10 a 16 de abril e tendo presente a informação já disponível, nomeadamente a facultada pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), a gasolina simples (95 octanas), terá um preço médio por litro de 1,71 euros, considerando um agravamento do preço de um cêntimo por litro. Já o gasóleo simples deve seguir igual tendência, prevendo-se que possa subir também um cêntimo por litro, ficando o preço médio por litro em 1,51 euros.

Caso se confirme esta previsão, o diferencial médio entre os dois combustíveis mantém-se e vai rondar os 20 cêntimos.

Quanto à justificação principal para este aumento, tem a ver com a redução da oferta. Ou seja, no início da semana a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados, o chamado grupo OPEP+, decidiu diminuir a produção em mais de um milhão de barris por dia, já a partir de maio.

Ainda sobre a possível alteração no ISP (Imposto sobre Produtos Petrolíferos), prevista para início de abril, a informação disponibilizada é que a compensação no preço por via daquele imposto se vai manter até ao dia 17 de abril.