Distinguished Gentleman’s Ride decorre a 21 de maio

26/03/2023

O Distinguished Gentleman’s Ride foi fundado em Sydney, na Austrália, por Mark Hawwa. Foi inspirado por uma foto de Don Draper, da popular série de televisão da MAC de seu nome Mad Men, em que este aparecia montado numa moto clássica vestindo seu melhor fato, mais precisamente uma Matchless G3LS de 1957.

Mark decidiu que um desfile temático seria uma ótima forma de combater o estereótipo frequentemente negativo dos motociclistas e de, simultaneamente, pôr em contacto comunidades de motociclistas de nicho.

A ideia rapidamente passou à prática e a nível mundial, sobretudo porque tinha uma causa associada. Em parceria com a Fundação Movember o objetivo passou a ser a angariação de fundos para ajudar e combater os tumores da próstata e dos testículos, bem como na prevenção do suicídio.
Em 2012, na primeira edição, foram apenas 3.000 motociclistas de 64 cidades, mas daí para a frente o crescimento tem sido acelerado e não conhece fronteiras, incluindo no nosso país em que já estão envolvidos milhares de motociclistas e angariadas quantias significativas.

Neste dia muito especial, que vai ter lugar no próximo dia 21 de maio, um pouco por todo o mundo, homens e mulheres vestem a sua melhor roupa, preparam-se a preceito e reúnem-se de forma organizada e metódica, montados nas suas motos de estilo mais clássico, com um objetivo solidário e não apenas de saudável de convívio.
Há vários anos que a marca britânica Triumph patrocina o evento. Existem regras restritas de participação, nomeadamente no que ao estilo da moto diz respeito. Têm de ser do tipo Café Racer, Classic, Modern Classic, Chopper, Brad Style, Bobber, Scooters de estilo clássico, Tracker, Scrambler ou Side Car.

Claro que esta política restringe a participação, mas é também uma forma de manter uma imagem clássica e intemporal e, por outro lado, garantir que estes passeios não são vítimas de seu próprio sucesso e se tornam demasiado massificados.
Se tem curiosidade em saber mais ou simplesmente quer ajudar, seja participando, na organização, com um patrocínio ou fazendo um donativo, pode consultar o respetivo site aqui: https://www.gentlemansride.com/