Gilera pode estar de regresso numa parceria com a Zongshen

09/05/2022

Pertencente ao grupo Piaggio tal como as marcas Aprilia, Moto Guzzi e Derbi, a Gilera está há alguns anos fora de cena. Mas a histórica marca italiana pode estar perto do regresso com uma nova naked, ainda que em colaboração com o parceiro chinês Zongshen.

No último outono europeu, o construtor chinês apresentou o conceito RA9 de uma roadster com o logótipo da Cyclone. Por trás de sua aparência original, no entanto, o conceito tinha por base a já conhecida Aprilia 900 Shiver e Dorsoduro, mantendo o mesmo quadro e o motor de dois cilindros.

O motor V-twin Aprilia foi adquirido e modificado pela Zongshen para ser aumentado para 987 cm³ 112 CV. A RA9 tem caraterísticas muito precisas o que sugere um rápido lançamento no mercado.

Os desenhos apresentados pela joint-venture Piaggio Zongshen contemplam novas visões deste motor V2, mas na configuração de 896 cm³, e acima de tudo com o logótipo Gilera na carenagem.

Contudo, com a crescente procura do mercado chinês por grandes cilindradas e o apetite dos clientes locais pelas marcas europeias, a utilização do bloco 900, associado ao nome Gilera, daria à Zongshen uma expectativa de sucesso de vendas, ainda mais se o objetivo passar por comercializar a moto na Europa.