Grupo Ação Motociclista (GAM) organiza manifestação UNIDOS PELA PAZ

19/03/2022

O GAM é “uma Associação sem fins lucrativos, de duração ilimitada, de personalidade jurídica própria e património independente”.

Tem como principal objetivo defender os interesses dos motociclistas e as próprias motos, sendo bem conhecidas as suas iniciativas, por exemplo, contra as inspeções Periódicas Obrigatórias para Motociclos ou a “obrigatoriedade” de pré-pagamento para os motociclistas nas gasolineiras.

Foi fundado em 2005 e continua atento e ativo, sendo que já no próximo domingo, dia 20 de março, pelas 17:00, lançou uma iniciativa, de cariz nacional a que deu o nome de UNIDOS PELA PAZ!

Em que consiste esta Manifestação?

A invasão da Ucrânia pela Rússia, que já dura há mais de 3 semanas, é totalmente condenável e os/as motociclistas também têm uma palavra a dizer sobre este conflito bárbaro, que já causou morte e destruição, bem como milhões de deslocados e não se sabe quando ou como vai terminar.

Assim, trata-se uma iniciativa sem quaisquer contornos de natureza política ou outra, sendo apenas a manifestação de motociclistas que estão contra a guerra na Ucrânia e, ao fim e ao cabo, contra todas as guerras, em qualquer parte do mundo, como forma de resolver diferendos entre os povos.

Está previsto que se inicie a partir das 17:00 e os/as participantes são desafiados a levar bandeiras brancas. Podem ser substituídas, por exemplo, por um t-shirt branca vestida por cima do equipamento, um pedaço de tecido branco preso num dos suportes para as mãos do pendura, um singelo lenço branco ao pescoço ou simplesmente uma folha de papel branca colada no ecrã/vidro frontal da moto.
Naturalmente que a população em geral é convidada também a participar nesta iniciativa. Quantos mais formos, maior será a visibilidade do evento e a consciencialização das pessoas para a necessidade imperiosa de sermos solidários com quem sofre e de tudo fazermos em defesa da paz.

De acordo com previsto, os principais locais para a concentração dos motociclistas vão ser os seguintes: no Porto (Av. dos Aliados), em Coimbra (Praça da República), em Lisboa (Rossio), em Faro (Estádio do Algarve), no Funchal (local ainda a definir) e em Ponta Delgada nas Portas da Cidade.

Sabemos que a gasolina está caríssima e que, de acordo com a previsão meteorológica, há a forte possibilidade de que venha a chover, mas isso não nos deve demover! A Paz é bem mais importante que alguns pingos de chuva e no estado de seca mais ou menos severa que atravessamos “manifestação molhada é abençoada”!

Mais informações podem ser obtidas no respetivo site do GAM:
https://pt-pt.facebook.com/gamportugal/