Honda Motor Europe Portugal e Espanha tem novo presidente

20/04/2020

Miu Kato, Presidente da Honda Motor Europe Portugal e Espanha
Até agora vice-presidente da Honda na Península Ibérica, Miu Kato, iniciou agora a sua etapa como novo presidente da Honda Motor Europe Portugal e em Espanha. Kato, que substitui Marc Serruya, torna-se assim no líder da Divisão de Motos em Portugal e da Divisão Automóvel e de Motos da Honda em Espanha.

Nascido em Yokoyama (20 quilómetros a sul de Tóquio), Miu Kato, de 46 anos, é casado e tem três filhos, sendo licenciado em Ciências Económicas.

A trajectória de Miu Kato na Honda tem estado principalmente ligado às áreas de Vendas e Marketing Automóvel. Depois de passar os primeiros três anos na Honda Motor no Japão, Kato mudou-se para a Honda Motor Russia, em Moscovo, onde trabalhou durante três anos (2003-2006).

Depois um breve regresso pela sede da Honda no Japão, onde lidou com as vendas de automóveis para a América Latina (2006-2007), o executivo japonês foi responsável, durante cinco anos (2007-2012), pelas exportações de automóveis da American Honda Motor, sediada em Los Angeles. De 2012 a 2017 voltou a ocupar vários cargos de responsabilidade na Honda Motor, no Japão, e durante mais dois anos, de 2017 a 2019, esteve ligado à marca de luxo da Honda, a Acura, de novo nos Estados Unidos.

Em 2019 juntou-se à Honda Motor Europe Portugal e Espanha como Vice-Presidente, cargo que ocupou até à data. A nomeação de Kato como Presidente das subsidiárias, portuguesa e espanhola, da Honda ocorre numa altura em que a transformação digital, a eletrificação e as soluções energéticas lideram o negócio da Honda na Europa.

Sob a sua presidência, a prioridade de Miu Kato para as divisões de Motos será “consolidar a empresa como número 1 de vendas em ambos os mercados, e garantir que a Honda faz parte da cultura das duas rodas em ambos os países”. Em relação à Divisão Automóvel em Espanha o seu principal desafio será posicionar a Honda, nas suas palavras, “como referência entre aqueles que reconhecem e valorizam a diferenciação dos nossos produtos, a nossa filosofia de marca, a sua história e o seu rumo futuro”.