Kawasaki apresenta a nova Ninja ZX-4R

09/02/2023

A nova Ninja ZX-4R está equipada com um também novo motor que proporciona uma potência de 80 CV, combinado com um novo chassis leve e compacto baseado na Ninja ZX-25R. Com a sua introdução, a Ninja ZX-4R será o único modelo super-desportivo de combustão na classe 400cc com um motor paralelo de quatro cilindros.

Herda o aspecto agressivo e o equipamento premium que é apanágio da família Ninja, ao mesmo tempo que emana do seu escape o som característico dos motores de quatro cilindros. No coração está um motor de 4 cilindros paralelos de 399cc, de refrigeração líquida. Recentemente desenvolvido e baseado na tecnologia das lendárias supersport da gama Ninja este novo motor é capaz de fornecer uma potência máxima de 59 kW (80 CV). O motor foi concebido para combinar um forte binário em baixas e médias rotações, e uma potência incrível em alta rotação.

Em termos de chassis, a configuração está centrada num excelente desempenho de manobrabilidade e é inspirada no conceito utilizado na Ninja ZX-10RR do World SBK. Apresentando uma estrutura de aço de alta resistência e um braço oscilante, contribuem para a excelente distribuição do peso dianteiro-traseiro, proporcionando um excelente equilíbrio entre rigidez e flexibilidade, proporcionando um manuseamento extremamente ágil ao seu utilizador.

A suspensão dianteira Showa SFF-BP (os modelos Ninja ZX-4R SE e Ninja ZX-4RR dispõem de um mecanismo de ajuste de pré-carga) em conjunto com a suspensão traseira montada num plano mais horizontal que oferece à Ninja ZX-4R as mesmas caraterísticas do modelo mais “crescido” Ninja ZX-10R, contribuindo para o excelente desempenho no manuseamento, típico dos modelos supersport da Kawasaki. Além disso, a versão Ninja ZX-4RR apresenta o mesmo tipo de amortecedor traseiro Showa BFRC-lite que a Ninja ZX-10R
A Ninja ZX-4R equipa um ecrã LCD de 4,3 polegadas a cores, que proporciona uma alta visibilidade e uma sensação de requinte. Integra um modo “racing” que permite visualiza tempos por volta. Outra característica importante neste modelo é a conetividade com smartphone que permite, através da aplicação “RIDEOLOGY”, uma variedade de funções extra, como gravação de rota GPS,informações sobre o veiculo ou sobre o trajeto.