Mariana Afonso com evolução positiva na abertura da Taça do Mundo de Trial

15/06/2021

No fim de semana em que completou 16 anos de idade, Mariana Afonso começou a época da Taça do Mundo de Trial2 Women, em Tolmezzo, Itália.

Jovem piloto de Viana do Castelo estreou-se com uma nova moto e conseguiu o 11.º lugar entre concorrentes de Itália, Espanha, Reino Unido, Alemanha e Noruega.

Depois de uma longa espera,motivada pelas circunstâncias da pandemia mundial, Mariana Afonso começou oficialmente a sua temporada desportiva este fim-de-semana, em Tolmezzo, no norte de Itália, palco da primeira prova da Taça do Mundo de Trial2 Women, integrada no Campeonato do Mundo da especialidade.

A jovem piloto portuguesa, que em 2020 fez história ao conseguir o título feminino TR3 no Campeonato de Espanha de Trial, estreou-se aos comandos de uma GasGas e conseguiu o 11.º lugar nos dois dias de competição em Itália, mostrando a sua evolução perante adversárias mais experientes.

“Depois de tantos meses a treinar, foi muito bom poder finalmente competir e logo na Taça do Mundo, onde obviamente o nível é muito alto”, afirmou a piloto de Viana do Castelo. “Comecei algo nervosa no sábado, mas depois consegui estabilizar e penso que no domingo já estive mais próxima dos meus objetivos para esta época, que será necessariamente de aprendizagem. Foi preciso sofrer um pouco com o calor, estiveram temperaturas na casa dos 37º C, mas cheguei ao final com o sentimento de missão cumprida. Penso que evoluí como piloto e representei a minha região e o meu país no Campeonato do Mundo, que é algo que me deixa sempre muito orgulhosa”, concluiu Mariana Afonso.

Depois da abertura da Taça do Mundo, Mariana Afonso vai agora disputar a primeira prova do Campeonato de Espanha de Trial, onde este ano ascenderá à categoria TR2. A prova disputa-se em La Foz de Morcín (Astúrias), nos dias 26 e 27 de junho.