Miguel Oliveira FC Racing Team começa ESBK com pódio

13/04/2021

Começou ontem em Jerez de La Frontera o campeonato espanhol de velocidade, o ESBK. Após dois dias de testes a equipa de Miguel Oliveira, o Miguel Oliveira Fan Club Racing Team, revelou a espectacular decoração das suas motos e mostrou também tudo aquilo que quer alcançar neste ano de 2021.

Depois de terem qualificado na sexta e sétima posições respectivamente, as corridas de Fernando Bujosa e Afonso Almeida tiveram sortes diferentes mas não deixaram de impressionar em ambos os casos, como testemunha Paulo Oliveira, o patrão da equipa.

‘Estou muito feliz por esta conquista de hoje, é seguramente a primeira de muitas desta temporada! O Fernando saiu da segunda fila da grelha e o Afonso logo atrás. Na primeira curva o Afonso recuperou duas posições, mas na seguinte teve de abrir para evitar outro piloto e acabou por perder várias posições. Basicamente teve de ficar naquele grupo sem conseguir escapar. No final outros pilotos chegaram ao grupo e o que poderia ter sido uma sexta posição acabou por terminar em 15º.

O Fernando conseguiu estar no grupo dianteiro, liderou várias voltas um grupo de 5 pilotos que se alternavam nas posições, e na última volta, o Fernando demonstrou que veio para vencer. Entrou na última curva em primeiro, mas acabou por ser superado em cima da linha de meta. Ainda assim, a direcção de corrida decidiu atribuir uma sanção por ter pisado a zona verde da pista e retirou-lhe uma posição, relegando-o para o 3º degrau do pódio.

Este primeiro pódio veio dar ainda mais alento ao grande grupo de trabalho que é a nossa equipa. Para amanhã fica a promessa que faremos tudo para terminar com os dois pilotos no pódio de moto4.’

O jovem Bujosa colocou a motos com as cores da BP Portugal no degrau mais alto do pódio – uma estreia para a equipa na classe – e Afonso Almeida fechou na 15ª posição, fechando o lote dos pilotos pontuados depois de andar no oitavo posto na fase inicial da corrida e discutir a 10ª posição na derradeira das 11 voltas de corrida.

Guilherme Gomes está pela primeira vez a competir numa prova fora de Portugal e perante um pelotão tão competitivo como as Supersport 300, que em Espanha têm o nome de Superbike Junior, o jovem piloto de Mafra fechou a qualificação na 42ª posição, não assegurando um lugar entre os 40 pilotos que alinham nas corridas da classe, algo de alguma forma já esperado face ao ainda baixo nível de desenvolvimento da sua moto face aos adversários melhor equipados.

“O Guilherme tem tido muito boa adaptação à nossa Yamaha 300, mas o facto da marca não ter sido capaz de fornecer o material de performance em tempo útil devido aos atrasos provocados pelo Covid-19, não permitiu à equipa e piloto progredir como gostaria. Ainda assim a marca garantiu que na próxima prova já teríamos o material em falta, por isso acredito que vamos ter agradáveis surpresas nesta categoria. Este primeiro pódio veio dar ainda mais alento ao grande grupo de trabalho que é a nossa equipa. Para amanhã fica a promessa que faremos tudo para terminar com os dois pilotos no pódio de moto4.”