Miguel Oliveira foi quinto no GP das Americas

19/04/2023

A terceira ronda da presente temporada do MotoGP, realizada em Houston, no Texas, ficou marcada, desde logo, por ter sido a primeira em que o piloto luso Miguel Oliveira conseguiu chegar até à bandeira do xadrez, completando assim o seu 200º Grande Prémio.

 

Tal como está a acontecer na Formula 1, a corrida Sprint está a atingir um elevado grau de espetacularidade e até de imprevisibilidade e no sábado não foi diferente. A sorte acabou por sorrir ao atual detentor do título, Francesco Bagnaia, secundado por Alex Rins e Jorge Martín.

No domingo a história foi bastante diferente, com muito vento e várias quedas à mistura (terminaram apenas 13 dos 22 pilotos que alinharam na grelha de partida), incluindo Bagnaia que caiu quando liderava a prova. Assim, a vitória sorriu a Alex Rins, atual líder do campeonato, seguido por Luca Marini e Fabio Quartaro.

Miguel Oliveira conseguiu um positivo oitavo lugar na corrida Sprint, mas mostrou que tinha potencial para mais e confirmou isso mesmo no domingo, apesar de ter saído do 15.º lugar da grelha. Assim, adotando uma postura cautelosa, mas rápida, foi subindo gradualmente na tabela e terminou a prova em quinto lugar.

 

Como o próprio fez questão de referir: “É uma pequena vitória para nós terminar em quinto numa pista que não me é muito favorável. Por outro lado, foi a primeira corrida com a Aprilia em que pude terminar. Por isso, estou feliz por a minha temporada recomeçar desta forma”.

Com este resultado o Falcão tem agora 16 pontos e ocupa o 14.º lugar na tabela classificativa. O campeonato regressa agora à Europa, mais precisamente ao Circuito de Jerez – Ángel Nieto, de 28 a 30 de abril.