Nova gama enduro KTM EXC para 2024

02/06/2023

Com 95% de novos componentes a gama KTM EXC 2024 vai mais longe do que nunca! Um quadro totalmente novo, suspensão revolucionária de cartucho fechado, farol de LED e tecnologia de última geração fazem com que a nova geração de motos de enduro KTM esteja pronta para aceitar qualquer desafio.

 

Com mais de três décadas de experiência em corridas e mais de 126 títulos mundiais de enduro, a KTM continua sendo a arma de eleição quando se trata de enfrentar as corridas mais difíceis do mundo e os modelos de 2024 elevam ainda mais o desempenho, com sua transformação mais radical até o momento.

Principais alterações

Um novo quadro, hidroformado, cortado a laser e soldado por robôs é a coluna vertebral de toda a gama de Enduro de 2024. Isso traz novos parâmetros de flexibilidade longitudinal e torsional para feedback inigualável do piloto, melhor absorção de energia e estabilidade em linha reta.

A gama KTM EXC e EXC-F agora apresenta uma nova suspensão dianteira de cartucho fechado WP XACT de 48 mm, com um novo conceito de pistão de válvula intermediária que otimiza o fluxo de óleo dentro do cartucho.

Atrás, os modelos KTM Enduro continuam com o comprovado sistema de amortecimento PDS que, para 2024, é atualizado e otimizado para funcionar de forma fluída com o novo conceito de quadro, graças ao novo amortecedor traseiro WP XPLOR PDS.

Ambas as suspensões continuam a ser totalmente ajustáveis por meio de cliques manuais, sem a necessidade de ferramentas e é fácil o ajuste de pré-carga na mola traseira.

Conta ainda com um novo subquadro leve de 2 peças, construído a partir de uma combinação de poliamida e alumínio reforçado, com uma robustez notável. Todos os componentes eletrónicos, incluindo a nova Unidade de Controle Off-road, estão totalmente integrados no subquadro, facilitando o acesso e melhorando a proteção.

Foi também melhorada a posição de condução, nomeadamente no posicionamento dos joelhos e um novo design do guarda-lamas dianteiro ajuda a dispersar a lama, em especial aquela que atinge o piloto ou os radiadores. Destaque ainda para o depósito de combustível, de polietileno (XPE), que é novo: 8,3 litros (4 tempos) e 8,9 litros (2 tempos) e completamente transparente, ajudando a monitorizar o nível de combustível.

A nível eletrónico destaca-se a nova OCU (Operator Control Unit) totalmente independente sob o selim, que substitui o uso de fusíveis e relés. Em caso de falha de algum componente elétrico, as saídas são desativadas individualmente, sendo o estado de erro de cada unidade indicado por um LED vermelho ou verde. Isso torna a identificação e resolução de problemas mais rápida e simples.

Veja também KTM FreeRide EX-C

2 tempos

Em termos de motores, a gama de modelos a 2 tempos volta a ocupar a liderança, estreando a nova tecnologia de injeção eletrónica do corpo do acelerador. Denominada TBI (Throttle Body Injection), que aproxima a entrega da potência em termos de suavidade quase ao nível de um carburador, mas eliminando a necessidade de reajustamento em função da altitude.

A caixa de lamelas também foi atualizada, com novas abas de plástico na parte externa para melhorar a vedação na admissão. Este novo design evita o excesso de combustível em seções extremas de subidas ou descidas.

Um efeito colateral benéfico da nova injeção eletrónica de combustível e da ECU (Electronic Control Unit) é a implementação do novo controle eletrónico da válvula de escape, permitindo dois mapas de motor diferentes, selecionáveis por meio de um sistema de seleção opcional.

A linha 2024 KTM EXC 2 tempos consistirá novamente na seguinte linha de modelos:

● KTM 150 EXC

● KTM 250 EXC

● KTM 300 EXC

4 Tempos

A gama de modelos de 4 tempos tem a oferta mais alargada. Todos os motores de válvulas beneficiam de motores vencedores da sua classe, concebidos para proporcionar um binário massivo em baixas rotações com uma entrega de potência explosiva a rotações mais elevadas.

Obteve-se um centro de gravidade melhorado com a inclinação do motor 2° para trás e reposicionando pinhão de ataque 3 mm mais abaixo, para melhorar o comportamento e agilidade. Juntamente com os benefícios da centralização de massas e peso reduzido, o comportamento do chassis foi significativamente melhorado, melhorando a tração em inclinações extremas e à saída de curvas.

Também para 2024 a KTM EXC-F estreia o opcional Controle de Tração e, pela primeira vez numa moto de enduro, a função Quickshifter. O sistema permite subir mudanças sem embraiagem da 2ª até à 6ª mudança, permitindo que os pilotos mantenham o acelerador aberto enquanto fazem passagens de caixa. O sistema pode ser ativado ou desativado por meio de um botão de seleção opcional.

A gama 2024 KTM EXC-F a 4 tempos é composta pelos seguintes modelos:

● KTM 250 EXC-F

● KTM 350 EXC-F

● KTM 450 EXC-F

● KTM 500 EXC-F

A nova linha 2024 KTM EXC e EXC-F estará disponível em revendedores autorizados da KTM a partir de junho, não sendo ainda conhecidos preços de comercialização.