Nova Voge 525 ACX chega ao mercado nacional

05/02/2023

Há quase três anos, a Loncin lançava a nível mundial a sua marca Premium, a Voge, com duas famílias de modelos nas cilindradas de 300 (com 4 modelos) e 500 cc (2 modelos).

 

Durante estes três anos, a gama Voge cresceu exponencialmente e, neste ano de 2023, terá lugar o “big bang” com uma onda de novas modelos, com os quais a Voge se estreará em novas cilindradas, e ainda no segmento das scooters elétricas inteligentes. Mas também terá em conta a renovação da gama atual, e é neste sentido que surge a nova plataforma 525, que irá atualizar a conhecida 500, e que terá como cartão de visita esta ‘neo-retro’ Scrambler Voge 525 ACX.

As iniciais “AC” servem para classificar esta 525 ACX como “Advanced Classic”, a denominação adotada pela Voge para definir os modelos de estilo neo-retro, com designs inspirados no passado combinados com as mais recentes tecnologias.

A estética da 525 ACX conserva muitos elementos da atual 500 AC, tais como o musculado depósito com capacidade para 19 litros de combustível, ou o assento com dois níveis que delimitam os lugares do condutor e do passageiro, situando-se o do condutor a 840 mm do solo, mas com novas cores e um grafismo em que se destaca o número “525” junto ao “X”, que são as chaves da sua renovação.

Para a nova mecânica continua a confiar-se num sistema de injeção Bosch, com uma taxa de compressão aumentada de 10,7 para 11,5:1, que resulta numa potência máxima mantida no limite dos 35 kW (47,6 cv) para a carta A2, a um regime de 8.500 rotações, enquanto a curva de binário é muito mais plana, com um valor máximo de 44,5 Nm, conseguindo-se uma entrega mais suave. Por último, destaque-se que, com a nova mecânica KE525, a Voge conseguiu melhorar ainda mais o respeito pelo meio ambiente, registando o novo modelo nos testes de homologação Euro 5 com emissões de CO2 de 88 gramas por quilómetro, face às 95 gramas por quilómetro da 500 AC.

Note-se que o grupo propulsor anterior, também fabricado pela Voge-Loncin, equipava não só os modelos Voge 500 mas também os de outras marcas, enquanto o novo motor será de uso exclusivo para os modelos da Voge.

Novidade nesta 525 ACX é a instrumentação baseada num ecrã TFT totalmente a cores e de grande dimensão (7 polegadas), que reúne uma grande quantidade de informação e tem dois diferentes modos de visualização à escolha, cuja intensidade de brilho muda automaticamente em cada uma delas, segundo a intensidade da iluminação exterior, para não ofuscar o condutor.

O painel de instrumentos inclui conectividade com o telemóvel do utilizador através de Bluetooth, informação em tempo real da pressão dos pneus com alarme para despressurização rápida e gestão de entrada de chamadas, mostrando-se no ecrã o número e o nome. Para manejar as diferentes funções do painel, incluem-se comandos específicos no grupo de comutadores esquerdo. Junto ao painel encontra-se uma tomada de corrente USB.

A nova Voge 525 ACX já se encontra disponível em todos os pontos de venda da marca, ao preço de lançamento de 6.695 euros e nas cores prata mate e cinzento mate, com 5 anos de garantia.