Novo aumento dos preços dos combustíveis

29/03/2022

Com o início de mais uma semana assistimos a algo que já se vai tornando perigosamente habitual: novo aumento dos preços dos combustíveis!

A maioria dos postos de abastecimento efetua essa “atualização” de preços (quase sempre no sentido ascendente) a partir das 24:00 de domingo, ou seja, assim que começa a semana.

Não foi à toa que durante o fim de semana, em especial no domingo, muitos foram os condutores/as, incluindo motociclistas, que aproveitaram para atestar os depósitos dos seus veículos.

Esta escalada de preços, sem precedentes, tem explicações várias que vão desde a guerra entre a Rússia e a Ucrânia ou à retoma económica e à diminuição das restrições causadas pela pandemia, mas o resultado é sempre o mesmo: quem paga é o consumidor final!

Qual o valor dos aumentos?

Como é do conhecimento geral o preço de venda dos combustíveis é liberalizado, deixando assim que os diferentes operadores no mercado fixem os preços que desejarem. Supostamente, iria aumentar a concorrência e fazer baixar os preços, mas a impressão que fica é que existe concertação de preços, vulgo cartelização.

Sem entrar em grandes detalhes e promessas de redução de impostos, nomeadamente no ISP e talvez até no IVA, a estimativa do Governo é que os aumentos sejam, uma vez mais, assustadores para os nossos já depauperados bolsos:

Cerca de 6 cêntimos na gasolina e próximo de 16 cêntimos para o gasóleo!

Dito de outra forma, é desta que os valores de venda do gasóleo ultrapassam os da gasolina, sendo que este combustível é também utilizado de forma profissional pelas transportadoras, na agricultura, na indústria, na pesca… ou seja, por arrasto, sobem todos os preços!

Não são efetivamente boas notícias e mesmo a garantia dada pelo Ministro das Finanças de que o AutoVoucher no valor de 20€ se vai manter para abril é apenas uma ajuda…

Quem anda de moto, sobretudo naquelas que são mesmo poupadinhas, sempre pode sorrir um bocadinho porque os efeitos no bolso serão menos sentidos, mas não deixa de ser preocupante o que está a acontecer.

É fundamental gerirmos da melhor forma possível as nossas deslocações, praticar uma condução mais eco e, já agora, consultar atentamente os preços existentes, por exemplo no site MaisGasolina.