Operação “Verão Seguro 2022” já começou

20/06/2022

À semelhança dos anos anteriores, a PSP e a GNR, nas suas respetivas áreas de abrangência, já deram início, no passado dia 15, a mais uma operação Verão Seguro.

Assim, pelo menos até 15 de setembro, aquelas duas forças de segurança vão reforçar o patrulhamento, o apoio e também a fiscalização um pouco por todo o país, nomeadamente nas áreas onde se verificam maiores aglomerados durante a época estival, caso das regiões costeiras, com destaque para o Algarve ou o Grande Porto e a Grande Lisboa.

O mesmo vale para outros locais, como por exemplo junto dos estabelecimentos de diversão noturna, nas praias fluviais ou de eventos como festas, festivais de verão e romarias sazonais que concentram elevado número de pessoas.

Também a vinda de muitos turistas estrangeiros e emigrantes é motivo para que os dispositivos de segurança sejam mais ativos e visíveis durante estes 3 meses em que, tradicionalmente, o número de acidentes rodoviários aumenta, fruto do crescimento do tráfego.

Depois de em 2020 e 2021 ter havido sérias restrições à circulação por causa da situação pandémica, faz assim todo o sentido que a presença das autoridades tenha que ser reforçada e cada a cada um de nós, incluindo os que andamos de moto, fazer a nossa parte para que seja possível ter um verão (ainda) mais seguro.

Já todos sabemos o que podemos fazer, mas relembramos alguns princípios básicos da condução: evitar o telemóvel, não beber bebidas alcoólicas, atenção à velocidade, às manobras perigosas e adotar sempre uma condução defensiva.

Por outro lado, podemos também pedir o apoio às autoridades para um serviço de vigilância das nossas residências durante o período de férias. É fácil e gratuito, podendo ser pedido aqui. Lembramos que os ladrões podem não ir de férias!