Publicidade Continue a leitura a seguir

Portugal de Lés-a-Lés comemora 25 anos em 2023

Publicidade Continue a leitura a seguir

No ano em cumpre um quarto de século de existência, o Portugal de Lés-a-Lés volta, literalmente, à ‘casa de partida’. Bragança será o ponto de partida da grande aventura organizada da Federação de Motociclismo de Portugal, acolhendo a caravana a 7 de julho.

Um dia para as tradicionais e imprescindíveis verificações técnicas e documentais, bem para o Passeio de Abertura num dos cantos mais bonitos do Pais. Em plena Terra Fria transmontana, os quase 75 mil hectares do Parque Natural do Montesinho serão palco de exceção para uma passeata de pouco mais de uma centena de quilómetros entre serras surpreendentes e aldeias remotas.

Em ano de comemoração, não poderia faltar o regresso a Rio de Onor, ‘onde tudo começou’ em 1999, ponto alto de um percurso para se apreciar em andamento, de forma relaxada, por estradas muitíssimo panorâmicas, entre soutos monumentais e carvalhais forrados a musgos e líquenes. Tempo ainda para conhecer aldeias como Donai, Rabal, França, Montesinho (excelente estreia num Lés-a-Lés), Aveleda, Guadramil e Gimonde, antes de nova vista à Cidadela de Bragança, belíssimo centro histórico desta cidade
transmontana.

No dia seguinte e até ao dia 10, três etapas rumo ao Algarve, através de um percurso repleto de deliciosos pormenores que está a ser ultimado pelos elementos da Comissão de Mototurismo da FMP. Oportunidade para descobrir um Portugal único, de paisagens ímpares através de serras e planícies, rios e barragens, numa maratona mototurística de Trás-os-Montes ao Algarve, atravessando as Beiras, Ribatejo e Alentejo.

Na descoberta do património natural, histórico e gastronómico, junta- se um contacto único com as populações das cidades, vilas e aldeias atravessadas, num percurso que verá todos os detalhes desvendados na segunda quinzena de fevereiro na Apresentação Oficial do 25.º Portugal de Lés-a-Lés.