Praga lança moto ZS 800 inspirada no superdesportivo Bohema

15/02/2023

A empresa checa Praga vai produzir 28 unidades da moto retro ZS 800 inspirada na original Praga BD500 de 1928. A Praga, marca que produz o superdesportivo Bohema, acrescenta assim uma moto à sua gama.

Enquanto o Bohema é um hipercarro que se destina ao segmento ocupado, por exemplo, pelo Aston Martin Valkyrie, a ZS 800 é um moto retro, desenhada para rolar tranquilamente no asfalto.

Mas porque é que a Praga escolheu uma moto de design vintage para competir com a Ducati Panigale V4? Tudo faz sentido, mas percebemos as raízes da empresa. Ao mesmo tempo que já produziu carros, camiões e até tanques de guerra, a Praga também já construiu motos, sendo uma delas a BD 500 de 1928.

A ideia principal foi criar a BD 500, mas a equipa de engenheiros depressa percebeu que podia ir integrando materiais hi-tech, incluindo titânio e até fibra de carbono, o que torna a ZS 800 mais moderna do que pode parecer.

Tal como o nome sugere, o motor original, twin paralelo, tinha uma capacidade comum de 500cc e um menos comum design DOHC, mas o novo chega aos 773 cc, mantendo a configuração dual-cam. É refrigerado a ar, por isso parece mais retro, e a potência de 50 CV e 65 Nm de binário também remetem a potência para o passado.

O quadro monta suspensões Öhlins, o tubo de escape é em titanium, mas a parte mais interessante são mesmo as rodas com raios feitos em carbono e ainda os travões de tambor, operados de forma hidráulica.
A Praga vai produzir apenas 28 unidades, sendo que cada uma vai custar 86 mil euros, ainda assim longa do 1,3 milhões de euros do Bohema.