Resumo da sétima ronda do Mundial de Superbike: Pirelli French Round

13/09/2022

Antes das férias do campeonato tivemos a emocionante corrida de Prosecco DOC, na República Checa em Most e no final dessa emocionante prova Bautista (Ducati) era primeiro com 298 pontos, Rea (Kawasaki) com 267 pontos e o “fenómeno” Razgatioglu (Yamaha) em terceiro com 260 pontos. Nas World SSP a liderança era de Aegerter (Yamaha) com 245 pontos, seguido da Baldassari (Yamaha) com 231 pontos e Bulega (Ducati) com 147 pontos. Finalmente, nas WorldSSP300 o líder era Diaz (Yamaha) com 161, seguido por Garcia (Yamaha) com 137 e Steeman (Kawasaki) com 122 pontos.

 

Mundial de SBK: Circuito de Nevers Magny-Cours

França tem grandes tradições no motociclismo e mesmo no WorldSBK este circuito já começou a ser utilizado em 1991, embora tenha estado depois vários anos fora competição. Além disso, logo em 1990, o campeonato de SBK foi ganho por um francês: o talentoso Raymond Roche, numa Ducati 851!

 

Aparte as próprias superbike a prova contou também, como habitual, com a categoria World SSP e as excitantes SSP300. 3 dias de emoções à flor da pele!

Foi um fim de semana recheado de emoção e peripécias com um pouco de tudo: piso enxuto e molhado, bandeiras vermelhas, vários acidentes, despistes, duelos memoráveis…

Começando pelas SSP300, o espanhol Alvaro Diaz, em Yamaha, com 197 pontos é o líder cada vez mais destacado do campeonato, secundado pelo também espanhol Marc Garcia, também em Yamaha, com 157 pontos. Em terceiro lugar está agora o holandês Victor Steeman, em Kawasaki, com 147 pontos, por troca de posição com o francês Samuel di Sora também em Kawasaki. Agora que faltam apenas 5 jornadas, Diaz é nitidamente o alvo a abater pelos restantes pilotos, mas o destaque do fim de semana coube a Steeman e à sua Ninja 400.

Nas SSP Dominique Aegerter, piloto suíço da Ten Kate Yamaha, continua à frente, somando um total de 286 pontos. Porém, o italiano Lorernzo Badassarri, também em Yamaha com 267 pontos está perigosamente perto e continua tudo em aberto, embora a queda deste fim de semana em nada tenha ajudado. Em terceiro temos outro italiano: Nicolo Bulega, em Ducati, com 168 pontos e, para já, bastante distante dos 2 primeiros.

Finalmente, nas SBK aconteceu um pouco de tudo, mas resume-se no seguinte: o turco da Yamaha, Toprak Razgatlioglu, está cada vez mais próximo da liderança do campeonato!

 

O líder do mundial continua a ser o espanhol Alvaro Bautista, piloto da Ducati Aruba.it com 332 pontos, mas o turco está cada vez mais próximo com 302. O inglês da Kawasaki, Jonathan Rea, está agora em terceiro com 285 pontos e teve um fim de semana para esquecer, nomeadamente por ter causado a queda de Bautista e ter sido penalizado por isso. As coisas entre ambos até azedaram um pouco, mas os duelos são para ocorrer é em pista.

A oitava ronda está prevista para os dias de 23 a 25 de setembro no Catalunya Round, a realizar em Espanha, no circuito de Montmeló.