Resumo do Gran Premi Monster Energy de Catalunya

06/06/2022

Com um intervalo de apenas uma semana, realizou-se nova ronda do MotoGP no país vizinho, mais concretamente no de Barcelona. Aliás, a Espanha é, de todo o Mundial, o país que mais provas recebe, num total de 4, tendo sido esta a segunda. Para os mais esquecidos, lembro que Miguel Oliveira aqui venceu o ano passado, mas este ano a história foi bastante diferente…

Quem acompanha o MotoGP já sabe que cada fim de semana é uma aventura e não apenas na categoria rainha. A animação, as estratégias de corrida, as quedas ou as lutas ferozes fazem parte de todas as provas e é sempre muito imprevisível o que vai acontecer e na Catalunha não foi exceção.

Ainda por cima, este foi um fim de semana em cheio para os amantes do desporto motorizado em duas rodas: realizou-se o Mundial de Endurance (EWC), 24 horas de Spa, Ganhas pela BMW, também teve lugar o MotoAmerica SBK de 2022 (vitória de vitória de Mathew Scholtz, em Yamaha) e ainda a décima ronda do MX GP de França (vitória no de MXGP de Jeremy Seewer, da Yamaha e na MX2 de Tom Vialle, em KTM).

Voltando ao Moto GP e começando pela categoria Moto 3, o espanhol Guevara deu uma grande alegria à Valresa GasGas e logo a correr em casa! Atrás veio outro espanhol, Muñoz da equipa BOE Motorsport, em KTM. Por fim, no lugar mais baixo, ficou o japonês Suzuki, da Leopard Racing, em Honda.

Nas Moto 2 o italiano Vietti, da Mooney VR46 Racing Team, conseguiu ser o primeiro a ver baixar a bandeira do xadrez, sendo secundado por Canet e Fernandez que fechou o pódio. Entre os 3 primeiros a distância foi inferior a 1 segundo, o que diz bem da competitividade e equilíbrio dominantes nesta categoria.

Finalmente, na categoria rainha, primeiro o grande susto com a queda de Nakagami que chega a embater com a cabeça na roda de Bagnaia. Simplesmente arrepiante!

Também o espanhol Aleix Espargaró, em Aprilia (tinha feito a pole), não vai esquecer esta prova! Fez mal as contas (deve ter faltado às aulas de Matemática) e reduziu velocidade quando ainda faltava uma volta, pensando que a corrida acabara. Acenou à multidão e tudo! Este descuido custou-lhe um lugar no pódio, tendo terminado a prova em 5.º lugar à conta dessa distração!

Quem não se distraiu foi Fabio Quartaro que reforçou a posição de líder do campeonato! Martin e a sua Ducati ficaram a mais de 6 segundos e Zarco, também em Ducati, fechou o pódio a mais de 8 segundos de Quartaro!

 

Miguel Oliveira, que continua com a situação indefinida para a próxima época, apesar dos insistentes rumores que o dão como certo na Ducati Gresini, teve o fim de semana possível, tendo terminado em 9.º (logo atrás do seu colega de equipa) e só conseguiu chegar a esta posição fruto de várias quedas de outros pilotos.

Veremos como vai terminar esta “Novela Mexicana” com a definição dos pilotos e das equipas para 2023, tudo causado essencialmente pelo abandono da Suzuki já no final da temporada.

Daqui a 15 dias, teremos nova ronda no Liqui Moly Motorrad Grand Prix Deutschland, em Chemnitz, circuito técnico e muito exigente, com destaque para a curva apelidada de The “Waterfall’. A não perder!

Texto: Pedro Pereira

Fotos: Motogp.com