Resumo do grande prémio de MotoGP da Alemanha

20/06/2022

Estamos exatamente a meio da temporada. Com a realização do Liqui Moly Motorrad grand Prix Deutschland, no sinuoso e técnico circuito de Sachsenring, foram realizadas 10 provas, faltando outras tantas até ao final da época, que terminará, dia 6 de novembro, no Circuit Ricardo Tormo, na Comunidade Valenciana.

Situado na fantástica região da Saxónia, a encantadora Chemnitz tem o Circuito de Sachsenring a apenas 8 kms de distância. Com um grande historial de mais de 100 anos, foi remodelado pela última vez em 2001 e é conhecido por ser muito técnico, com vários ganchos, num incrível “sobe-e-desce”.

Como é óbvio, ainda nada está definido sobre os vencedores (e perdedores) da presente temporada, mas já se começam a definir algumas tendências para o resto da época, sendo que está tudo em aberto e em todas as categorias!

Além de todos os outros fatores, há que contar sempre com as condicionantes meteorológicas e nestes dias não foi a chuva, o frio ou o vento, foi mesmo um calor quase abrasador que colocou à prova homens e máquinas.

Na categoria Moto 3 o espanhol Izan Guevara da Aspar GasGas, que tinha conseguido a pole, não a desperdiçou e conseguiu liderar toda a prova de forma isolada, fugindo às sempre complicadas lutas titânicas pelo segundo e terceiro lugar, que acabaram por pertencer ao italiano da Honda, Foggia e ao espanhol Garcia, também em GasGas. De salientar que estes dois acabaram separados por pouco mais de uma décima de segundo!

Na categoria Moto 2 o espanhol Augusto Fernandez, da equipa KTM Red Bull Ajo, não deu hipótese, conseguindo impor-se por mais de 7 segundos sobre o também espanhol Acosta (KTM Red Bull Ajo). Na prática, foi uma dobradinha para a marca e para os dois espanhóis. A honra de fechar o pódio coube ao britânico Lowes da Elf Marc VDS Racing Team. Interessante que as diferenças entre o 2.º, 3.º e 4.º classificados foi inferior a meio segundo!

Finalmente, na categoria rainha, Quartaro, também conhecido como El Diablo, em Yamaha, teve ao seu lado a estrelinha da sorte e é cada vez mais líder do mundial! O rapidíssimo, Bagnaia da Ducati Lenovo Team, acabou por cair logo na terceira volta, o que lhe custou preciosíssimos pontos para se aproximar da liderança. Quedas foram sofrendo também outros pilotos, casos de Mir ou Nakagami. As lutas pelos lugares mais baixos do pódio, acabaram por sorrir ao também francês Zarco da Pramac Racing e ao australiano Miller da Ducati Lenovo.

Quanto a Miguel Oliveira, que tinha dado o “tudo por tudo” por uma boa qualificação, tendo saído da décima quarta, fez o resultado possível, acabando por beneficiar de algumas quedas dos seus adversários, tendo finalizado a prova no 9.º lugar e voltando a ocupar a décima posição do campeonato. Sobre o seu futuro… escuro completo!

Quartaro reforçou assim a liderança do mundial, dilatando a distância para Espargaro que é agora de 34 pontos! Oliveira sobe para a décima posição com 64 pontos, menos 18 que o seu colega de equipa, Binder, que ocupa a quinta posição.

 

A próxima prova será já no próximo fim de semana, dias 24 a 26, com o Grande Prémio Motul TT, em Assen, na conhecida “Catedral” e marca a entrada na segunda metade da temporada, com a aliciante adicional de incluir uma prova de MotoE.