Resumo do MotoGP Gran Premio Motul de la Comunitat Valenciana

07/11/2022

Foi este fim de semana que encerrou a temporada de MotoGP e não faltaram motivos de interesse, mas obviamente a grande questão era saber quem levava o cetro para casa: “El diablo” ou “Pecco” eram os dois possíveis campeões, sendo que apenas um podia ganhar e o piloto da Ducati tinha uma razoável vantagem pontual, mas estava tudo em aberto e o piloto da Yamaha é um osso duro de roer.

Agora vão gozar umas merecidas férias e começar a preparar já a época de 2023 que, como certamente se recordam, vai começar, se não houver alteração, com o GP de Portugal, de 24 a 26 de março.

 

Como correu o fim de semana em Valência?

Espanha tem um lugar muito especial no Moto GP e não é à toa que fecha a temporada e, tudo aponta, que o mesmo vai acontecer em 2023. Por outro lado, é o único país que vai ter 3 provas em 2023! Sim, são mesmo 3 as provas previstas!

Quanto ao Circuito Ricardo Tormo, que deve o seu nome a um piloto espanhol de Moto GP, falecido em 1998 com leucemia, é sempre um lugar mágico, mesmo que não seja um circuito do agrado de todos, mas vamos resumir o fim de semana.

Na categoria Moto 3 o espanhol Guevara (Gaviota GASGAS Aspar Team) já era campeão, mas não deixou os seus créditos por mãos alheiras e fechada a temporada com uns incríveis 319. Segue-o o seu conterrâneo e colega de equipa Garcia que fechou a época com 2257 pontos. O terceiro lugar da categoria acabou por ser do italiano Foggia (Leopard Racing – Honda) com 246 pontos e que nesta última prova se conseguiu distanciar um pouco mais do japonês Sasaki (Sterilgarda Husqvarna Max) que ficou a 8 pontos, ou seja, 238 pontos.

Nas Moto 2 nova alegria para Espanha! O espanhol Fernandez da Red Bull KTM Ajo (Kalex), com 271,5 pontos é campeão, aproveitando da melhor forma que o japonês Ogura da IDEMITSU Honda Team Asia não tenha sequer pontuado, tendo terminado a época com os pontos que já tinha antes, ou seja, 242 pontos. O terceiro lugar acabou por ser do espanhol Canet (Flexbox HP40 – Kalex) com 200 pontos, ele que também não guarda boas recordações deste fim de semana e viu o italiano Arbolino (Elf Marc VDS Racing Team) fechar a temporada com menos de 10 pontos de distância, uma vez que ficou com 191,5.

 

Finalmente, na categoria rainha, já se sabia que ia ser uma partida “do gato e do rato”! Bagnaia e Quartaro começaram o fim de semana separados por 23 pontos o que é significativo, mas aumentava muito a pressão sobre o francês, sendo que ao italiano bastava controlar a corrida e que um 8º lugar era suficiente, mesmo que o francês ganhasse, o que não iria ser fácil! Aliás, no final, Bagnaia assumiu que foi a sua pior corrida de toda a temporada!

Foram precisos 50 anos para voltar a vencer um italiano… com uma moto italiana! A última vez tinha sido em 1972 com o “eterno” Giacomo Agostini e a sua Mv Agusta!

 

Claro que nem só da luta titânica entre estes dois pilotos se viveu a categoria rainha, mas o resultado final foi mais ou menos o previsível: Bagnaia e a Ducati são agora campeões, mesmo que tenha ficado em uma asa na sua moto logo no início, o 9.º lugar foi suficiente, até porque Quartaro não foi além da 4ª posição, numa corrida ganha por Alex Rins! Maneira agridoce da Suzuki abandonar o Moto GP!

Nota mais ainda para Binder que levou a KTM ao 2.º lugar nesta prova e para Bastianini que acabou por fechar a temporada em 3º lugar com a sua Ducati, ultrapassando Aleix Espargaro e a Aprilia que tiveram um mau fim de semana.

Miguel Oliveira terminou neste domingo a sua “ligação umbilical” com a KTM. Afinal de contas, foram 7 anos! Apesar de uma qualificação menos boa (saiu da 14ª posição) fez uma recuperação ao seu nível e terminou em 5º lugar.

Termina assim o seu vínculo com a KTM e já na próxima terça-feira vai começar a treinar com a Aprilia e a pensar na próxima temporada, sendo que terminou esta em 10º lugar com 149 pontos!