Resumo do MotoGP Motul Grand Prix of Japan

26/09/2022

Esta é a primeira de 4 provas (Japão, Tailândia, Austrália e Malásia) muito distantes da europa, sendo que o regresso ao “velho continente” apenas vai ocorrer para a última prova do campeonato no Gran Premio Motul de la Comunitat Valenciana, de 4 a 6 de novembro.

 

O Japão é um país e uma cultura muito diferente e inspiradora e não podemos negar que o facto de ter 4 das principais marcas de motos do mundo (Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki), sendo que 3 delas estão diretamente envolvidas na corrente temporada é uma aliciante especial.

Quanto à forma como os japoneses vivem este desporto, nem é necessário fazer comentários até porque no fim de semana tiveram vários pilotos nacionais a correr e as marcas da casa dão sempre grandes alegrias ao público.

Como correu o fim de semana em Motegi?

Já se sabia que ia haver chuva. Muito humidade e calor são habituais em Motegi nesta época do ano e este fim de semana não foi exceção e claro que isso implica novos desafios para todas as equipas e quem esperava um fim de semana animado certamente que não ficou desiludido.

Na sempre entusiasmante categoria Moto 3 o espanhol Guevara (Gaviota GASGAS Aspar Team) com esta vitória é ainda mais líder destacado do campeonato com 254 pontos, seguido pelo seu conterrâneo e colega de equipa Garcia que tem agora 209 pontos e terminou a prova em quarto lugar. O terceiro lugar da categoria é do italiano Foggia (Leopard Racing – Honda) com 191 pontos que aqui conseguiu um excelente segundo lugar.

Na categoria Moto 2 o espanhol Fernandez da Red Bull KTM Ajo (Kalex) lidera agora com 234 pontos, mas é uma vantagem ainda mais magra que na jornada anterior face ao segundo classificado: o japonês Ogura da IDEMITSU Honda Team Asia que soma 232 pontos depois de ter vencido a jornada, deixando Fernandez em segundo. O terceiro lugar é do espanhol Canet (Flexbox HP40 – Kalex) com 177 pontos, que teve um fim de semana para esquecer quando já só faltam 4 provas até ao final do campeonato!

Finalmente, na categoria rainha, a expetativa continua enorme e os 3 principais aspirantes à vitória final tiveram um fim de semana pouco ao seu nível, embora Quartaro tenha conseguido minimizar os estragos (!) ao terminar em oitavo lugar!

 

Nota positiva, obviamente, para a vitória do Australiano Jack Miller da Ducati e para o quarto lugar de Marquez (estará completamente recuperado?), mas as KTM estiveram em destaque este fim de semana, sendo que o segundo lugar do sul-africano Brad Binder, colega de equipa de Miguel Oliveira, e o quinto lugar deste são um excelente resultado para a marca!

 

 

Na prática, tudo continua em aberto, para as 4 provas que faltam! Quartaro tem agora 219 pontos, “Pecco”, que caiu quando dava o “tudo por tudo”, mantém os mesmos 201 pontos e Aleix Espargaro também continua com os mesmos 194 pontos!

Miguel Oliveira, mostrou toda a fibra de campeão e andou muito tempo a lutar por um lugar no pódio, mas o quinto lugar no final acaba por ser uma boa recompensa. Acabou com a “maldição” de acabar em 11.º lugar, mas continua com esse lugar na tabela geral, mas agora apenas a 2 pontos de distância de Alex Rins.