Resumo do MotoGP PETRONAS Grand Prix of Malaysia

24/10/2022

A Malásia tem forte tradição na velocidade e Sepang, próximo de Kuala Lumpur, é conhecido por ser um circuito complicado e muito desafiante, a que não são alheias as temperaturas elevadas e a muita humidade.

 

Como correu o fim de semana em Sepang?
Já se sabia que havia previsão de alguma chuva e bastante humidade, mas com temperaturas relativamente baixas. A chuva acabou por não ser “diluviana” a ponto de Miguel Oliveira poder fazer um brilharete, mas já lá vamos, até porque a categoria rainha está ao rubro e os 3 primeiros (Quartaro, Bagnaia e Espargaro) chegaram aqui separados por apenas 20 pontos!

Na entusiasmante categoria Moto 3 o espanhol Guevara (Gaviota GASGAS Aspar Team) com 294 pontos não teve um fim de semana ao seu nível, mas bastou para ser campeão da temporada. Segue-o o seu conterrâneo e colega de equipa Garcia que tem agora 241 pontos. O terceiro lugar da categoria continua a ser do italiano Foggia (Leopard Racing – Honda) com 233 pontos, mas tem o japonês Sasaki (Sterilgarda Husqvarna Max) a apenas 6 pontos. Veremos como corre a última prova da temporada.

Nas Moto 2 o fim de semana foi incrível! o espanhol Fernandez da Red Bull KTM Ajo (Kalex), com 251,5 pontos é novamente líder por troca de posições com o japonês Ogura da IDEMITSU Honda Team Asia que não pontuou na Malásia e continua com 242 pontos. O terceiro lugar continua a ser do espanhol Canet (Flexbox HP40 – Kalex) com 200! Ou seja, a decisão do título fica adiada para a última prova.

Finalmente, na categoria rainha, Francesco Bagnaia fez uma prova magistral! Só não foi suficiente para lhe garantir o título porque Quartaro terminou a prova em 3º! Na prática, o cetro é agora uma luta a dois!

Estão ambos separados por 23 pontos, quando faltam atribuir 25. Na prática, está tudo em aberto, mas balança tende obviamente para o lado do italiano da Ducati Lenovo Team que está a poucos pontos de chegar onde nunca chegou antes!

Espargaró tem que se aplicar a fundo se quiser garantir o 3.º lugar. Tem 212 pontos e Bastianini apenas menos 1. Vai ser mais uma batalha a seguir em Espanha.

 

Miguel Oliveira não voltou da Malásia satisfeito, apesar de até ter ganho uma posição na pontuação global, sendo agora 9.º na tabela geral. Chegou até a circular em 8.º, mas acabou a prova em 13º. Veremos como vai finalizar a temporada ao serviço da KTM.