Suzuki relembra uma das suas motos pioneiras e mais famosas do mundo

07/03/2023

A Suzuki pode orgulhar-se de ter inaugurado muitos segmentos, tanto em duas como em quatro rodas. Os anos 80 viram nascer dois dos pioneiros da Suzuki mais famosos da sua história: o Vitara (primeiro SUV moderno) e a GSX-R 750, a primeira superdesportiva “hyper sport” da história. Com eles inauguramos uma série de quatro capítulos que nos levarão aos SUV, crossover, utilitários; motos desportivas, naked ou maxiscooters com os quais a Suzuki criou novos segmentos.

A GSX-R 750 é possivelmente a moto desportiva mais icônica da história. Apresentada no IFMA Motorcycle Show em Colônia (Alemanha) em 1984, foi lançada no mercado em 1985 e revolucionou toda a indústria, criando a nova categoria das “Hyper Sport”. Era uma moto projetada para competir ao mais alto nível em campeonatos de resistência e velocidade, mas adequada para ser desfrutada diariamente em estradas abertas. A sua tecnologia, imagem (com carenagem integral e farol duplo) e posição de condução eram as de uma moto do mundial de resistência.

Etsuo Yokouchi, responsável pelo desenvolvimento dos novos modelos da linha “Hyper Sport” da Suzuki, criou uma moto em que a performance estava acima de tudo. A sua obsessão era lutar contra o peso e conseguiu criar uma superdesportiva de apenas 179 quilos em vazio. O primeiro passo foi projetar um chassi composto por 26 peças de seção retangular de alumínio e três grandes peças fundidas do mesmo material. A suspensão traseira, com um enorme braço oscilante, e os triângulos dianteiros foram derivados da competição. O depósito de combustível também era de alumínio, e a carenagem integral, de plástico injetado. Até o simples painel de comandos estava montado sob espuma de borracha, para economizar peso.

O motor DOHC de 4 válvulas por cilindro, inspirado em hélices de aviação, apresentava Twin Swirl Combustion Chambers (TSCC) e o Suzuki Advanced Cooling System (SACS), um sistema de última geração que arrefecia as cabeças dos cilindros e os pistões utilizando jatos de óleo. Combinando o Direct Air Intake System (DAIS) com carburadores flat-gate, a GSX-R750 gerou uma potência máxima de 105 cv às 10.500 rpm. A GSX-R foi um estrondoso sucesso de vendas e permanece no catálogo da marca até hoje. Também alcançou tudo na competição. Kevin Schwantz travou as suas primeiras batalhas com Wayne Rainey numa GSX-R750 da equipa Suzuki Yoshimura no North American AMA.