Teste Royal Enfield HNTR 350: Boa, bonita e barata

07/08/2023

Fiel à filosofia de não complicar as coisas desnecessariamente, a marca indio-britânica apresenta mais um modelo acessível, simples, fácil de conduzir e com muita, muita “pinta”. A nova HNTR 350 é a mais recente das Royal Enfield a oferecer o espírito retro que caracteriza os modelos da marca, mas com materiais leves e atuais.

 

Já faz tempo que os modelos Royal Enfield deixaram de ser uns “ferros”, resistentes sim, mas muito pesadas e pouco ágeis. Agora é precisamente o oposto, o construtor oferece modelos com design moderno, jovens e sobretudo muito acessíveis (tanto na condução como no preço), fáceis de conduzir e simples. Exemplo disso mesmo é esta nova HNTR 350, um modelo que fora da Europa encontramos com o nome Hunter 350 que, por questões legais de registo, não foi possível manter no Continente Europeu e daí esta designação invulgar.

Nota: Os membros do staff britânico com quem falámos, referem-se a este modelo soletrando cada uma das letras, mas para nós, será sempre chamada de Hunter, pois de outra forma, o nome soa muito estranho. Certamente que quando se deslocar a um concessionário perguntar por este modelo em particular, ninguém levará a mal se a chamar de Hunter…

Muito bonita
Dá para perceber pelas fotos que estamos perante uma moto muito bonita. Na Royal Enfield acertaram em cheio com os pormenores e acabamentos. Desde a decoração do depósito e o logo a condizer nas tampas laterais, passando por muitos outros pormenores que fazem toda a diferença e acentuam o seu carácter como: ótica e piscas redondos (tal como o painel de instrumentos) com destaque para mostrador analógico sobre o digital, os foles das suspensões, os amortecedores laterais à vista ou os parafusos que fecham as tampas da parte interna do motor, ou por exemplo a ausência de elementos cromados; tudo isso contribui para a aparência vintage e dá vida a um conjunto equilibrado e muito agradável à vista. A respeito da ótica dianteira temos ainda a assinalar que é de halogéneo e não de LED, reforçando a humildade do conceito, assim como a ausência (quase) total de eletrónica, à exceção do sistema de ABS obrigatório por lei e uma tomada de carregamento USB, por baixo da manete da embraiagem.

Muito honesta
A HNTR 350 não engana ninguém… nem o pretende fazer. O que vemos é o que é. O seu motor monocilindro de 349 cc debita 20,4 cv de potência, é muito agradável, oferecendo simpáticas prestações a baixa rotação e um som limpo quando aceleras. É o mesmo motor que equipa os modelos Meteor e a Classic 350, mas neste modelo, em conjunto com a caixa de 5 velocidades, revela-se muito agradável e divertido de conduzir. Não é pródigo em aceleração (20 cv de potência não dá para grandes aventuras) nem tão pouco na velocidade de ponta; a faixa de utilização preferencial situa-se entre os 80 e os 110 km/h, ainda que possas chegar aos 120 km/h mas já a penalizar parte do conforto. E graças à sua boa postura ergonómica e à leveza do conjunto, as viagens pelas estradas mais reviradas são um autêntico prazer. A HNTR 350 pode funcionar muito bem como primeira moto… ou até a segunda moto, aquela mais especial para quando queres dar bons passeios.

Conclusão
Uma ferramenta fabulosa para offroad, com verdadeiro potencial enduro, mas sem as comodidades próprias das motos menos radicais. Talvez se pudesse mimar um pouco mais a faceta trail do modelo, “humanizando-a” dentro do possível com a incorporação de simples pormenores, tais como uma grelha de carga, algum elemento de proteção aerodinâmica ou um painel de instrumentos menos austero.

FICHA TÉCNICA
ROYAL ENFIELD HNTR 350

  • Motor: Monocilíndrico. 2V, Refrig. mista, ar e óleo
  • Cilindrada: 349,34 cc
  • Potência: 20,4 cv às 6.100 rpm
  • Binário: 27 Nm às 4.000 rpm
  • Caixa: 5 velocidades
  • Vel. Máxima: 140 km/h
  • Quadro: Duplo berço em tubos de aço
  • Suspensão dianteira: Forquilha telescópica, bainhas de 41 mm
  • Suspensão traseira: Duplo amortecedor com ajuste da pré-carga
  • Travão dianteiro: Disco de 300 mm (ABS de duplo canal)
  • Travão traseiro: Disco de 270 mm (ABS de duplo canal)
  • Pneu dianteiro: 100/90 – 19”
  • Pneu traseiro: 120/80 – 18”
  • Dist. entre eixos: 1.390 mm
  • Altura do assento: 790 mm
  • Peso: 195 kg
  • Depósito :13 L.
  • Consumo (anunciado): 2,6 l/100 km
  • PVP: 4.589 € (monocolor) 4.689 € (bicolor)