Triumph TE-1 entra em fase de testes

09/02/2022

O dia de hoje marca o final da fase de colaboração do projecto TE-1, com a finalização do protótipo de demonstração, o qual está integralmente pronto para iniciar a próxima fase do projecto liderado pela Triumph – o programa de ensaios reais.

A colaboração exclusiva entre a Triumph Motorcycles, a Williams Advanced Engineering, a Integral Powertrain Ltd e o WMG da Universidade de Warwick, financiado pelo Office for Zero Emission Vehicles através da Innovate UK, foi projectado para criar desenvolvimentos inovadores em engenharia especializada em motos eléctricas e concepções tecnológicas integradas inovadoras.

A fase 3 do projecto TE-1 foi concluída, com a construção do protótipo final de demonstração. Integrando pela primeira vez a totalidade das inovações mais recentes e definitivas dos grupos de trabalho de cada parceiro do projecto, o protótipo de demonstração apresenta:

– Triumph: a ciclística final, incluindo o quadro, o sub-quadro traseiro, o cockpit, painéis e rodas, o sistema de transmissão final incluindo a caixa de velocidades e a transmissão por correia Gates Carbon, sistemas de electrónica, forqueta Öhlins de elementos de suspensão invertidos, protótipo exclusivo de suspensão traseira Öhlins, pinças Brembo M50 monobloco e o software Triumph de comando do motociclo.

– Williams Advanced Engineering: iteração final do bloco da bateria WAE que incorpora um alojamento específico das células para optimização do centro de gravidade, unidade de comando do veículo, conversor CC-CC, arrefecimento integrado, tomada de carregamento e tampas de cobertura elegantes em fibra de carbono.

– Integral Powertrain: protótipo final do bloco propulsor com inversor integrado escalável e motor eléctrico combinado, com tecnologia de comutação em carbureto de silício e arrefecimento integrado.

– WMG, Universidade de Warwick: finalização da simulação experimental pré-real, com todos os resultados a indicarem que o projecto segue o curso correcto, para disponibilizar o desempenho pretendido e os resultados em resistência.

Os resultados fundamentais do projecto durante esta fase incluem os resultados de ensaios que excedem os valores de referência e as metas definidas pelo UK Automotive Council para 2025, disponibilizando uma plataforma com grande potencial para desenvolvimento futuro de motos eléctricas em termos de desempenho.