Triumph Tiger 1200 Rally Pro chegou ao fim da Baja de Portalegre

02/11/2022

Filipe Elias (Touratech/Garmin Racing Team) levou a Triumph Tiger 1200 Rally Pro até à linha de meta da 36ª edição da Baja Portalegre. Desafio aceite, objetivo cumprido. Nesta terceira participação na maior clássica do todo-o-terreno nacional aos comandos de uma moto Triumph, o ‘aventureiro’ voltou a concluir a prova, apesar de um SS3 bastante difícil devido à presença constante, e ameaçadora, dos SSV e das condições climatéricas.

 

Se as motos anteriores utilizadas eram, de algum modo, mais adequadas a uma prova com estas características (Scrambler 1200 em 2019, Tiger 900 Rally Pro em 2020), participar na Baja com uma Tiger 1200, elevava a exigência e o desafio. A moto era única concorrente na classe MTT5 (+210kg), mas era, também, com os seus 150 cv, a mais potente em prova.

Depois de um SS1 (Prólogo) e de um SS2 sem problemas de maior, impondo um ritmo cauteloso de forma a conhecer melhor o comportamento da moto neste terreno, a confiança subiu para a derradeira especial de 350 km. Com o objectivo traçado de concluir a prova, as peripécias foram várias, sem quedas a lamentar (apenas um ‘desiquilíbrio’ devido a um toque dado por um SSV quando Elias já estava fora do trilho, e outro dentro de uma ribeira de forte corrente…), mas a Tiger 1200 Rally Pro mostrou toda a sua fibra e resistência indo até ao final sem o mínimo sinal de problemas.

A Triumph Tiger 1200 Rally Pro que Filipe Elias levou a Portalegre estava inteiramente de série (incluindo catalizador, ponteira…) apenas se reforçaram as protecções de carenagem, carter, motor, punhos e braço oscilante.